Melhores aplicativos de Post-it para celular

Melhores aplicativos de Post-it para celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 10 de Novembro de 2021 às 15h00
Lacie Slezak/Unsplash

As notas autoadesivas ou Post-its são recursos muito úteis de organização. Se você é aquela pessoa que enche a sua mesa de trabalho com os papéis coloridos, saiba que é possível ter a mesma experiência na tela do seu celular com a ajuda de aplicativos de notas.

Com a ajuda dessas ferramentas, basta criar anotações rápidas através de digitação ou desenhos à mão livre e, em seguida, adicioná-las à tela inicial do seu aparelho na forma de widgets. É uma maneira muito eficaz para anotar listas de compras, inserir lembretes de tarefas importantes e organizar o seu cotidiano. Veja, a seguir, os principais aplicativos de notas autoadesivas para Android e iOS!

1. Post-it

O aplicativo oficial da marca Post-it, desenvolvido pela 3M, é uma das opções mais completas disponíveis. O app permite criar a sua nota autoadesiva, personalizá-la com texto e diferentes pincéis, digitalizar notas físicas e ainda criar quadros para organizar todas as suas informações.

Aplicativo da Post-it chama a atenção pela presença de quadros com notas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os quadros são um recurso de destaque da ferramenta: é possível organizá-los como em um quadro físico, com Post-its separados por nível de importância ou etapa do processo. O aplicativo inclui alguns modelos personalizáveis e também permite criar sessões de brainstorming com edição colaborativa e em tempo real com pessoas convidadas.

Além da criação dos seus Post-its digitais, o aplicativo permite digitalizar notas de papel. Para isso, basta apontar a câmera para escanear e receber o texto em uma nota do seu celular. As versões para Android e iOS também possuem widgets para a tela inicial com as suas notas mais importantes.

2. ColorNote

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O ColorNote é um aplicativo de notas muito popular no Android: são mais de 100 milhões de downloads pela Google Play Store. Com uma interface simples, a ferramenta é uma opção rápida para criar as suas notas e fixá-las na tela inicial do smartphone com widgets.

Aplicativo é alternativa para Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo pode ser utilizado para criar notas avulsas ou adicioná-las a um calendário próprio. Dessa forma, é possível organizar os seus dias com anotações livres ou listas de tarefas pela plataforma. Com uma conta criada no app, o acesso pode ser protegido com senha.

Para a tela inicial, o ColorNote oferece dois modelos diferentes de widgets. O primeiro inclui apenas a nota adesiva, com dois tamanhos disponíveis, enquanto a segunda opção adiciona a lista de notas do seu calendário para a tela inicial.

3. Sticky Notes Widget

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: instalação gratuita com compras no app

Ainda que limite muitos recursos para a versão paga, o Sticky Notes Widget é uma interessante opção para criar widgets com notas autoadesivas no iOS. O app é utilizado para criar uma anotações rapidamente e adiciona o conteúdo à tela inicial do iPhone.

Versão paga do app permite fixar notas na tela de bloqueio (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A criação de uma nota no aplicativo conta com diferentes opções de personalização. Há a possibilidade de alterar as cores de fundo e ajustar tamanho, estilo e formatação do texto. Em seguida, um widget é criado e pode ser adicionado à tela inicial pelo iOS. No entanto, a versão gratuita não permite adicionar mais de um widget ao mesmo tempo.

A versão premium do app conta com recursos muito interessantes, como a criação de até 15 widgets simultâneos e a possibilidade de fixar as notas na tela de bloqueio do celular. A assinatura é disponibilizada por R$ 82,90 por ano e período gratuito de teste por três dias.

4. Microsoft OneNote

O aplicativo de anotações da Microsoft conta com um recurso de criação de notas autoadesivas. É uma função útil para quem precisa criar anotações rápidas, sem a necessidade de explorar mais ferramentas de edição que o OneNote oferece. Esses conteúdos são armazenados em uma aba separada do app e podem ser integrados com outros serviços da Microsoft, como o Outlook (Android | iOS).

App da Microsoft inclui criação de notas autoadesivas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As notas podem ser personalizadas com uma cor de fundo e são compatíveis com textos e imagens. A câmera pode ser utilizada para tirar fotos ou digitalizar documentos para o seu arquivo. Por outro lado, não existem widgets específicos para as notas autoadesivas do OneNote: para acessá-las, é necessário abrir o aplicativo.

Além das notas autoadesivas, o OneNote é uma ferramenta poderosa para criar anotações em diferentes cenários. O app pode ser usado para criar desenhos com mãos livres, listas de tarefas e possui suporte a anexos em diferentes formatos. Os seus documentos também podem ser distribuídos entre pastas para melhor organização.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.