Melhores aplicativos de conversão de medidas

Melhores aplicativos de conversão de medidas

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Setembro de 2021 às 19h00
André Magalhães/Canaltech

Um conversor de medidas é uma ferramenta muito útil para o dia a dia. Basta informar as unidades necessárias para receber o valor convertido, sem a necessidade de decorar fórmulas ou fazer contas extras.

Dessa forma, você pode descobrir rapidamente qual é o peso de algum objeto em libras ou descobrir a quantidade exata em mililitros para uma colher de chá. Os aplicativos de conversão são ferramentas muito completas e oferecem opções avançadas para cálculos de engenharia, aceleração e até mesmo o Índice de Massa Corporal (IMC). Veja, a seguir, as melhores opções para Android e iOS!

1. CalConvert

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: instalação gratuita com opção de compras no app

O CalConvert é uma ferramenta poderosa para o iOS. Além de disponibilizar uma calculadora com funções científicas, o aplicativo também pode ser usado para calcular a conversão de unidades em mais de 27 categorias diferentes. As opções de medidas incluem aceleração, dados de computadores, gastos com combustíveis, força, massa e outras opções.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aplicativo versátil é opção para iOS (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Basta deslizar a tela para alternar entre a calculadora convencional e as opções de conversão. Suas unidades mais utilizadas podem ser salvas como favoritas, facilitando o acesso. A interface pode ser personalizada com diferentes temas e o aplicativo disponibiliza widgets para a tela inicial do seu iPhone.

O CalConvert também possui uma versão Pro, oferecida por R$ 27,99 por ano ou R$ 5,50 por mês. Os recursos incluem mais opções de widgets, acesso a todos os temas, suporte prioritário e remoção dos anúncios.

2. Tudo-Em-Um Calculadora

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: instalação gratuita com opção de compras no app

O Tudo-Em-Um Calculadora é uma opção muito versátil para o Android. O aplicativo possui uma calculadora própria com funções científicas e diferentes conversores para medidas e moedas. No caso do câmbio, a plataforma utiliza dados atualizados pelo openexchangerates.com.

Organize suas conversões preferidas na tela principal (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo chama a atenção pela quantidade de opções disponíveis. É possível, por exemplo, calcular o IMC, diferenças de idade e até mesmo a porcentagem de gorjeta em uma conta. Há, também, uma área para calcular diferentes problemas de álgebra.

É possível configurar as suas conversões mais utilizadas e acessá-las através de ícones rápidos na tela inicial do aplicativo. Caso possua a assinatura do Google Play Pass, a versão sem anúncios e sem compras do aplicativo está inclusa no serviço.

3. Conversor de unidades: Ferramentas, Moeda

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: instalação gratuita com opção de compras no app

O Conversor de unidades é outra alternativa rápida disponível para Android. O aplicativo tem interface personalizável e permite a criação de atalhos rápidos para as suas conversões mais frequentes. A tela de cálculos pode ser visualizada em três formatos diferentes, com tabelas, colunas e uma calculadora. Basta apenas escolher as unidades e preencher o valor desejado.

App é opção popular no Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As opções de conversão são separadas em categorias. Além das opções mais comuns, é possível encontrar unidades médicas, cálculos de radiação, dados para computadores e operações financeiras. Em cada caso, existem opções para consultar as medidas disponiveis e salvá-las entre os favoritos.

As funções não param por aí: o aplicativo também conta com uma área de ferramentas gerais que reforçam o potencial versátil da plataforma. Tabela periódica, cronômetro, conversor de texto, bloco de notas, aba de fuso horário e até tamanhos de calçados são algumas das opções encontradas.

4. Google Assistente e Siri

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

Não quer baixar nenhum aplicativo? Sem problemas: use a assistente virtual do seu celular para realizar conversões. Google Assistente e Siri conseguem responder a comandos como "Quantos metros tem uma jarda?" e outras perguntas sobre medidas de peso, velocidade, comprimento e muito mais.

Use a Siri para converter unidades (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

No caso do Google Assistente, além do cálculo automático, é possível acessar o conversor de medidas do Google. Dessa forma, você pode alterar valores e unidades para conferir diferentes resultados. A Siri, por outro lado, utiliza a calculadora do iOS para fazer essas contas a partir dos comandos de voz.

No iPhone, também é possível converter medidas pela busca do iOS. Deslize a tela de cima para baixo, a partir do canto direito. Em seguida, informe o valor e a unidade para receber o resultado na aba de pesquisa.

Qual sua opção preferida? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.