McAfee lança detector de deepfakes e teste para reconhecer vídeos falsos
Por André Lourenti Magalhães |

A empresa de cibersegurança McAfee anunciou a chegada do McAfee Deepfake Detector, uma ferramenta para identificar áudios gerados com IA em vídeos de deepfakes e combater a desinformação. Além disso, a companhia também lançou uma nova central com checagem de fatos e um teste para reconhecer áudios artificiais.
O Deepfake Detector foi lançado exclusivamente para o aplicativo da empresa em PCs de IA da Lenovo que possuem um NPU: a ferramenta usa a potência de hardware para reconhecer automaticamente a presença de áudio modificado por IA em qualquer vídeo, sem a necessidade de envio manual para análise. Dessa forma, ao reproduzir um vídeo manipulado, o software envia um alerta na tela.
De acordo com a empresa, o detector foi treinado com cerca de 200 mil amostras de áudios e todo o processo é feito localmente no computador, como uma forma de evitar a exposição dos dados do usuário. A desenvolvedora reforça que não coleta o áudio do usuário e existe uma opção para desativar o recurso.
O novo serviço é pago e inicialmente foi liberado apenas em inglês para modelos selecionados de PCs de IA da Lenovo (a lista detalhada dos dos dispositivos ainda não foi divulgada). Quem adquirir um novo computador a partir de 21 de agosto na Austrália, nos EUA ou no Reino Unido ganha 30 dias de testes gratuitos da ferramenta e depois pode comprar a assinatura de um ano por US$ 9,99 (cerca de R$ 55 em conversão direta).
Assista ao vídeo: Você sabe IDENTIFICAR um DEEPFAKE?
Central de informações sobre IA
A empresa também anunciou o McAfee Smart AI Hub, uma central de conscientização sobre IA generativa e deepfakes. O site traz materiais educativos e faz a checagem de vídeos populares nas redes sociais que usam áudios falsos para promover golpes, como um post em que a cantora Taylor Swift supostamente promoveria uma doação de utensílios de cozinha para seguidores.
Caso você identifique um vídeo com áudio gerado por IA, é possível copiar o link e enviá-lo para a empresa — de acordo com a companhia, o resultado pode ser usado para treinar os modelos de detecção. Por fim, é possível fazer um teste para saber se você consegue reconhecer uma mensagem falsa: é necessário reproduzir duas amostras de áudio e escolher a versão que não é verdadeira.
Para ver todas as informações, acesse mcafee.com/ai.