Publicidade

Street View é mais um aplicativo famoso do Google a ir para o cemitério

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Novembro de 2022 às 13h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O aplicativo do Google Street View será descontinuado em breve no Android e no iOS. O software existe desde 2015, foi criado para facilitar o envio de fotos ou vídeos das ruas pelos celulares, mas está com os dias contados.

Na versão mais recente do app, o Google começou a inserir avisos de desligamento. Esses alertas não foram mostrados oficialmente, mas já estão no código do programa e prontos para serem lançados.

Segundo a prévia, o app do Street View entrará para o imenso cemitério do Google a partir de 21 de março de 2023. O porta-voz do Google Madison Gouveia confirmou ao site The Verge que o programa será realmente eliminado na data marcada.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o Google remova o Street View das lojas de aplicativos nas próximas semanas. Quem tiver o programa ainda poderá utilizá-lo sem problema até a data limite — depois, a maior parte ainda deve permanecer funcional, embora desatualizado. Se você excluir o app, não conseguirá mais baixá-lo futuramente.

O fim do Street View nos celulares

No ano passado, a empresa lançou o Photo Path, um recurso que permitia ao usuário enviar fotos em 2D para ajudar a compor o mosaico de estradas e locais não documentos pelos veículos, camelos ou ovelhas usados para fotografar. Este recurso não deve ser afetado agora, mas também será descontinuado quando o aplicativo dedicado for excluído.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o recurso de visualização das ruas continuará inserido no Google Maps, pois é um dos grandes trunfos da companhia. Ainda será possível continuar adicionando Photo Sphere e vídeos em 360 graus usando o Street View Studio.

Não está claro qual é a motivação para a exclusão de um aplicativo tão famoso do Google. A hipótese mais provável é a falta de uso, já que a maioria das pessoas deve acessar a visualização de ruas e locais pelo Maps.

No fim de setembro, o Google apresentou um recurso para garantir mais imersão para turistas. A introdução do “Neighborhood vibe” permitirá sentir “a atmosfera de uma área”, e do Busca pelo Live View, suportada pelo Street View, terá um atalho prático para pesquisar por lugares essenciais nas redondezas.

Fonte: The Verge