Linux on DeX agora é compatível com os Samsung Galaxy S9 e S10

Por Se Hyeon Oh | 29 de Abril de 2019 às 22h00
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Galaxy S10

Ficha técnica

A evolução dos smartphones alcançou um nível tão alto que os dispositivos mais poderosos da Samsung, como o Galaxy S10, conseguem até serem usados como um desktop — desde que tenham o DeX. No entanto, por mais que simulem a experiência de uso de um computador, eles não deixam de rodar o Android como sistema operacional e, para atender esse público, a fabricante permitiu a execução do Linux no Galaxy Note 9 e no Galaxy Tab S4 através do programa Linux on DeX. Para animar ainda mais os fãs desse sistema, a empresa agora está expandindo o suporte a essa plataforma para os seus smartphones mais recentes e, surpreendentemente, também para tablets intermediários.

A vantagem que o Linux on DeX oferece está na possibilidade de ter uma experiência mais próxima de um desktop de verdade com o celular. A solução da sul-coreana é, basicamente, uma versão completa do Ubuntu sendo executado no DeX. Ele é destinado principalmente aos desenvolvedores, pelo qual conseguem criar softwares para os smartphones através dos próprios smartphones, mas até mesmo usuários avançados de Linux que não são desenvolvedores estão achando o recurso muito útil.

Como dito anteriormente, o Linux on DeX foi disponibilizado inicialmente para apenas dois dispositivos, o Galaxy Note 9 e o Galaxy Tab S4, onde era necessário instalar um aplicativo dedicado para isso. No entanto, uma atualização desse aplicativo revelou que todos os quatro modelos da linha Galaxy S10, além dos Galaxy S9 e S9 +, são agora compatíveis com ele. O único pré-requisito para a execução dele é que o dispositivo esteja rodando o One UI baseado no Android 9.0 Pie.

Vale frisar, no entanto, que a atualização foi liberada nos Estados Unidos, e ainda não se sabe se ou quando ela chegará oficialmente ao Brasil.

Atualização do aplicativo Linux on DeX que adiciona a linha Galaxy S10 e S9 como sendo compatíveis com o recurso (Imagem: Slash Gear)

Fonte: SlashGear

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.