Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux Mint fecha acordo para melhorar experiência com o Firefox

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2022 às 08h34

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

O Linux Mint e a Mozilla fecharam um novo acordo para a presença nativa do Firefox no sistema, anunciou o líder de desenvolvimento da distro Clement Lefebvre. Com isso, a plataforma não mais terá uma versão customizada do navegador “direto da caixa”, mas, sim, a edição padrão da Raposa, acompanhada por mudanças pontuais.

O acordo mantém o Firefox como navegador padrão do sistema e já começa a valer no Mint 20.3, lançado em 6 de janeiro. Portanto, assim que o SO é instalado, o Firefox disponível será gradativamente atualizado em computadores que rodam o sistema nas versões 19.X ou 20.X (que antecedem à compilação mais recente).

Continua após a publicidade

Por conta do novo, algumas coisas mudam no Firefox no Linux Mint, entre as quais se destacam as seguintes:

  • A página inicial padrão do navegador não é mais https://www.linuxmint.com/start/
  • Os mecanismos de busca embutidos não incluem mais os parceiros do Mint (Yahoo, DuckDuckGo e outros) e passam a ser os escolhidos da Mozilla (Google, Amazon, Bing, DuckDuckGo, Ebay e outros) — Google é o padrão inicial
  • As configurações padrões do programa passam a ser definidas pela Mozilla*
  • O Firefox não mais incluirá patches específicos de distros Linux como Mint, Debian ou Ubuntu
  • O ícone do app será o padrão do Firefox

*Se você já for usuário do Firefox no Mint, a atualização para a nova versão não deve afetar suas configurações pessoais.

A ideia aparentemente é minimizar a segmentação do Firefox entre as plataformas e proporcionar a experiência comum do navegador para usuários do Mint. Essa modificação tanto facilita o acesso dos usuários às funções mais recentes com menos atraso quanto torna a implementação delas (e a manutenção do programa) mais fácil para a Mozilla.

Continua após a publicidade

Novo Firefox traz vantagens

Para o time do Mint, a mudança também traz melhorias no fluxo de desenvolvimento. “Para nós, esta mudança significa uma tremenda simplificação em termos de manutenção e desenvolvimento. Costumávamos construir o Firefox usando o pacote do Ubuntu (que está definido para ser descontinuado quando se aproximar do snap)”, explicou Lefebvre.

A mudança também “satisfaz os pedidos da Mozilla quanto a preservação da propriedade intelectual” sobre o Firefox, alegou o desenvolver. Além disso, o Programa da Raposa continuará sendo distribuído como um pacote DEB no repositório oficial do Linux Mint, então o método de instalação seguirá o mesmo.

Fonte: Linux Mint, OMG Ubuntu!