Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lingokids é um aplicativo bacana para as crianças aprenderem inglês

Por| 12 de Outubro de 2018 às 17h10

Link copiado!

Lingokids é um aplicativo bacana para as crianças aprenderem inglês
Lingokids é um aplicativo bacana para as crianças aprenderem inglês

A tecnologia tem mudado não só como vivemos, mas também como aprendemos. A internet e a Wikipedia substituíram as idas à biblioteca, e agora até mesmo aquelas pessoas que não possuem horários fixos (como, por exemplo, folguistas ou vendedores ambulantes) podem estudar em qualquer horário que for possível e conseguir diplomas técnicos ou universitários através de cursos à distância.

Logicamente, isso também é uma realidade com as crianças. Cada vez mais, os pais têm se utilizado de smartphones e tablets como uma forma de manter as crianças entretidas. Mas, claro, essa tecnologia pode ser usada para fins diferentes ao de entretenimento; fins como, por exemplo, o aprendizado.

De acordo com diversos estudos, o período da infância é a melhor época para se aprender línguas diferentes, devido a ser esse o período de maior desenvolvimento dos neurônios, o que torna o aprendizado mais rápido e a assimilação do conteúdo mais fácil. E é justamente para facilitar esse aprendizado que o aplicativo da Lingokids existe.

O que é Lingokids?

Continua após a publicidade

O Lingokids é um aplicativo de educação criado para ensinar a língua inglesa para crianças entre 2 e 8 anos de idade. Lançado em 2016, o aplicativo chegou ao Brasil no início deste ano, e já é uma das melhores opções em aplicativos educativos no país.

O app trabalha com um formato diferente do que nos acostumamos a ver nas escolas de idiomas mais tradicionais. Ao invés de lições clássicas de gramática e repetições de frases, o sistema Lingokids foca em um ensino mais fluído, expondo as crianças a diversas estruturas gramaticais com palavras-chave, que são as que o aplicativo faz questão de reforçar para o usuário.

As lições são divididas em módulos temáticos (animais, comidas, atividades domésticas, etc), com duração de 30 minutos. Cada um desses módulos possui diversas atividades (como jogos, músicas e vídeos) criados exclusivamente para uma melhor aprendizagem, utilizando de técnicas modernas criadas por um Conselho de Educadores com especialistas de diversas áreas do ensino e que atuam em algumas das melhores universidades do mundo.

Continua após a publicidade

Fácil de usar

Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, será necessário definir o perfil da criança que irá utilizar o app, inserindo nome, idade e nível de conhecimento em inglês. Esses são importantíssimos para que o programa reflita o melhor método de aprendizado para cada criança, modificando algumas coisinhas em cada uma das lições para melhor se adequar ao perfil de cada um. Por exemplo, um exercício que pede para que a criança escolha o leão na tela fará com que ele e mexa e pule para chamar a atenção caso se escolha atividades para um conhecimento prévio de inglês nulo/bem básico, enquanto aquelas crianças que já possuem um conhecimento mais avançado, caso demorem para escolher o leão, receberão apenas um lembrete da escolha que devem fazer, mas não haverá nenhuma dica visual de qual elemento da tela elas devem escolher.

O mesmo raciocínio acontece com a escolha de idade, onde algumas atividades sugeridas para crianças de 6 ou 7 anos simplesmente não existem no perfil para uma criança de 2 anos, garantindo que todas as atividades sugeridas estejam de acordo com as necessidades de cada idade e nível de conhecimento específico. Assim, o aprendizado não é atrapalhado por fatores de didática incorreta para a idade.

Continua após a publicidade

O design do aplicativo é bem intuitivo e baseado em figuras, permitindo que mesmo crianças ainda não-alfabetizadas consigam navegar por ele sem dificuldade. Ao acessar a tela inicial do aplicativo, a criança poderá escolher entre diferentes módulos temáticos, onde irá encontrar em cada um deles uma série de atividades pertinentes ao seu nível de conhecimento e idade.

Cada módulo, com cerca de meia hora de duração, possui uma série de atividades diferentes. Cada módulo possui diversas atividades diferentes, mas algo que pode ser encontrado em todos são jogos educativos, todos relativamente simples mas bem divertidos, que utilizam situações do dia-a-dia para ensinar novas palavras às crianças. Por exemplo, o aplicativo utiliza uma visita ao zoológico para ensinar sobre animais, ou então um joguinho de lavar roupas para ensinar o nome das diferentes peças de vestuário.

Além dos jogos, outras atividades que podem ser encontradas em cada módulo são vídeos musicais, com canções tradicionais como o ABC para que a criança cante junto, atividades de colorir e ligar os pontos, entre outras. Além disso, todo módulo possui também um vídeo com o professor daquele módulo, que irá ajudar a criança a entender o que eles deverão aprender com esses exercícios.

Continua após a publicidade

Monitore de perto

Além das atividades para as crianças, o Lingokids também oferece uma série de ferramentas para que os pais monitorem o desenvolvimento da criança, permitindo a aplicação de testes ao fim de cada módulo, além de providenciar vários relatórios sobre o andamento das atividades, como quais testes foram desbloqueados, quais atividades foram completadas e quantas palavras a criança já aprendeu naquela semana.

Fora o monitoramento direto pelo app, a equipe da Lingokids também envia semanalmente no e-mail cadastrado pelos pais um relatório de todas as atividades completadas pela criança naquela semana, facilitando descobrir se a criança está mesmo se esforçando nos estudos ou se ela não está muito interessada no uso do programa.

Continua após a publicidade

Além das opções de monitoramento, o menu reservado aos pais também permite que se cadastre um novo perfil de usuário no programa (para que, por exemplo, irmãos com idades diferentes possam utilizar o mesmo aparelho para estudo), e até mesmo fazer download dos conteúdos para que eles possam continuar sendo utilizados até em lugares que não possuem internet, como em uma viagem de férias para a praia, por exemplo.

Time to learn

Continua após a publicidade

Como aplicativo de ensino de uma segunda língua para crianças, o Lingokids é certamente um dos melhores disponíveis no país. As atividades propostas por ele são muitas vezes divertidas até para adultos, e é fácil compreender por que o aplicativo possui um índice de aprendizado cinco vezes maior do que métodos mais tradicionais de ensino de idiomas para as crianças.

Apesar disso, os métodos da Lingokids são realmente voltados para crianças pequenas, de no máximo oito ou nove anos de idade, e querer utilizá-los no ensino de adultos e adolescentes não terá a mesma efetividade, já que as atividades do programa certamente parecerão infantis para este público. Mas, para aqueles que possuem um filho pequeno e querem que a criança cresça em contato com um segundo idioma, mas não possui condições de bancar um curso em uma escola especializada, o Lingokids pode ser exatamente a solução que vocês estava procurando.

O aplicativo Lingokids é compatível com dispositivos Android e iOS, mas necessita que o usuário assine um plano mensal para utilizá-lo. Essa análise foi feita a partir da versão para Android do aplicativo, fornecida gentilmente pela Lingokids.