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KFC e Pizza Hut aceitarão pedidos via WhatsApp, Instagram e Facebook

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2022 às 18h02

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Divulgação/KFC
Divulgação/KFC

A International Meal Company (IMC), empresa proprietária dos direitos da rede KFC e Pizza Hut no Brasil, deve começar a permitir pedidos de refeições por meio de aplicativos de mensagens populares, como o WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. O atendimento não será monitorado por humanos, como em soluções rivais, e sim totalmente automatizado.

Hoje o delivery representa 28% das vendas de Pizza Hut e KFC, mas menos de 15% acontece pelos canais próprios, com pedidos por aplicativo. O faturamento da IMC no quatro trimestre do ano passado foi de R$ 764,7 milhões, 52,7% acima do quarto trimestre de 2020 e 21,8% acima do mesmo período em 2019. Com a novidade, a expectativa é aumentar os números em 2022.

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Isso será possível graças à aquisição da startup de tecnologia israelense Tictuk Technoligies, especializada em comércio conversacional e pedidos omnicanal, pela Hum! Brands, dona das marcas ao nível internacional.

Na prática, as marcas podem usar a solução da TicTuk para oferecer acesso ao cardápio, recebimento do pedido e pagamento por meio dos mensageiros, sem precisar ser direcionado a outro app. O comprador pode decidir se quer receber o pedido por delivery, retirar na porta da loja ou realizar o pedido no próprio restaurante.

O sistema da KFC e Pizza Hut possui suporte a SMS, QR Code e e-mails, assim dá para elaborar estratégias de marketing voltadas para anúncios em todas essas plataformas em simultâneo. Dá, por exemplo, para ofertar cupons de desconto via QR Code para quem for até as lojas e pagar com a solução Tictuk.

A gigante do setor de alimentos implantou com sucesso a plataforma Tictuk em aproximadamente 900 restaurantes KFC, Pizza Hut e Taco Bell em 35 países fora dos Estados Unidos, e agora chega ao Brasil com apoio da IMC.

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O canal de pedidos da KFC será oficialmente lançado no dia 8 de abril, na modalidade “click and collect”, ou retirada no local sem pegar filas. A partir do dia 15 de abril, a empresa vai introduzir o delivery em parceria com a Uber Direct. Já para a Pizza Hut, o prazo é maior: maio é a previsão de início.

O que é Omnicanal?

Omnicanal é uma estratégia de convergência que integra todos os canais de comunicação da empresa para melhorar a experiência do consumidor. Com estratégias de omnichannel, você pode fazer pedidos em qualquer lugar, sem precisar lidar com esses inconvenientes burocráticos.

Hoje, as redes sociais de empresas alimentícias são usadas apenas para fazer propaganda sobre os produtos, pois os pedidos precisam ser feitos por intermédio de apps próprios ou delivery, como iFood e 99. É preciso ter conta nesses programas, cadastrar endereço e cartão e ainda localizar a loja, fatores que podem desestimular o pedido.

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Sem o intermédio de serviços de delivery, as empresas podem elevar seus ganhos e ter um contato mais próximo com o consumidor. Se o modelo pegar por aqui, é provável que iFood e companhia precisem se mexer para entregar soluções parecidas.

Fonte: O Globo