Publicidade

Inteligência personalizada e mais: 6 novidades do Google Gemini em janeiro

Por  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

Utilizar o Gemini em tarefas do dia a dia é algo cada vez mais comum para quem navega pela internet. Isso se deve, em grande parte, ao fato de o Google — responsável pela plataforma — expandir os recursos da ferramenta de IA para um número crescente de serviços.

Além disso, a gigante das buscas anuncia frequentemente novas funcionalidades e atualizações relacionadas aos limites de uso do sistema. E, se tomarmos o mês de janeiro como base, é possível imaginar que a big tech deve seguir ampliando a presença da IA em diferentes áreas da internet.

6 novidades do Gemini em janeiro

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para ajudar a acompanhar as atualizações anunciadas pelo Google, o Canaltech lista, a seguir, 6 novidades do Gemini lançadas em janeiro:

  1. Inteligência Personalizada
  2. Gemini no Gmail
  3. Gemini 3 na busca com IA
  4. Trajetos de caminhada e bicicleta com IA
  5. Botão para pular o raciocínio
  6. Aumento do limite de uso do Gemini 3

1. Inteligência Personalizada

A Inteligência Personalizada do Gemini chegou com o objetivo de integrar serviços como Gmail e Google Fotos à plataforma de IA. Uma vez ativado, o recurso utiliza dados dos apps conectados à mesma conta Google para entregar respostas alinhadas ao contexto do usuário.

Neste primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra, em contas pessoais dos Estados Unidos (EUA).

2. Gemini no Gmail

Seguindo a tendência de integração entre plataformas, o Google anunciou a chamada “era Gemini” do Gmail. A IA passou a assumir um papel ainda mais relevante no serviço de e-mail, com a chegada de recursos como:

  • Perguntas mais extensas diretamente na caixa de entrada, com a IA responsável por gerar um resumo instantâneo com base na busca;
  • Nova ferramenta de revisão ortográfica, com verificação de gramática, tom e estilo do texto;
  • Integração do Gemini com a Caixa de Entrada, atuando como um filtro inteligente que organiza mensagens automaticamente.
Continua após a publicidade

As perguntas e a ferramenta de revisão estão disponíveis apenas para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra nos EUA. Já o filtro inteligente começou a ser liberado inicialmente para o que a empresa define como “testadores de confiança”.

3. Gemini 3 na busca com IA

Outra novidade de janeiro foi a adoção do Gemini 3 como o “cérebro” da Visão Geral de IA, que passou a integrar o Modo IA da busca. A atualização tem como objetivo otimizar as respostas geradas em pesquisas mais complexas.

Continua após a publicidade

Com isso, o novo modelo se torna responsável por receber e interpretar solicitações mais contextuais, oferecendo resultados mais alinhados ao que o usuário procura.

4. Trajetos de caminhada e bicicleta com IA

O Gemini foi incorporado ao Google Maps em novembro de 2025, mas, em janeiro deste ano, passou a auxiliar também deslocamentos a pé e de bicicleta dentro do aplicativo.

Os usuários agora podem usar o recurso de IA como um guia durante o trajeto, fazendo perguntas sobre o bairro em que estão ou pedindo indicações de restaurantes na região. A funcionalidade também pode se conectar a outros serviços para auxiliar na rotina diária.

Continua após a publicidade

5. Botão para pular o raciocínio

Usuários do Gemini que selecionam os modelos Raciocínio e Pro agora podem pular a etapa de raciocínio ao usar o botão “Responder agora” no Android e na versão web, ou o botão “Pular” em dispositivos iOS.

Ao selecionar essa opção, o chatbot exibe a mensagem “pulando o raciocínio aprofundado”, oculta a análise detalhada e, em seguida, apresenta diretamente a resposta à solicitação do usuário.

Continua após a publicidade

6. Aumento do limite de uso do Gemini 3

O Google também anunciou mudanças nos limites de uso do Gemini 3 para assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra. Com isso, os modos Raciocínio e Pro passam a contar com cotas máximas separadas.

Antes, contas pagas utilizavam um limite compartilhado entre as opções Raciocínio e Pro. Com a alteração, os usuários ganham mais liberdade para alternar entre os modos sem se preocupar com o consumo das cotas.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Inimigos? Que nada! Apple e Google juntos no iOS com o Gemini. 🍎🤝🤖