Instalike: um app que 'infla' o número de likes no Instagram

Por Redação | 09.04.2015 às 12:30 - atualizado em 09.04.2015 às 12:54

O Instagram é uma rede social em que o usuário compartilha fotos de praticamente o que quiser com o mundo todo. Porém, o app também é bastante usado para os curiosos de plantão saberem onde é que você está e o que está fazendo. Serve até como meio de propaganda para certas empresas venderem seus produtos, ou ao menos, espalharem a existência deles e suas funcionalidades por aí.

Ser popular no Instagram não é uma tarefa fácil. Pessoas que já são famosas, que têm algum talento especial, um verdadeiro dom para a fotografia e uma beleza estonteante conseguem likes como água corrente. Mas e então, o que uma pessoa que não possui nenhum dos atributos citados pode fazer para ganhar curtidas? Usar aplicativos que fornecem likes? Bem, sim, mas isso não é o que indicamos.

Leia mais: Milhões de usuários falsos são banidos do Instagram

Existe um aplicativo para Android e iOS chamado Instaliker Like4Like Instalike, que chamaremos apenas de Instalike. No entanto, seu uso é arriscado, justamente por um simples motivo: o aplicativo fica com o seu login e senha do Instagram.

Instaliker Like4Like

Mas e aí? Onde os likes entram nisso? O aplicativo possui um sistema de "moedas" que podem ser trocadas por uma certa quantidade de likes. Assim que elas acabarem, você precisará curtir fotos de outros usuários do Instagram para ganhar mais moedinhas. Resumidamente, seus likes são provenientes de outros usuários do aplicativo. O problema disso é que o aplicativo também tem permissão para curtir fotos por você, deletar suas fotos e transformar sua "vida social" numa bagunça, além de ter acesso ao seu login e senha.

Instaliker Like4Like

O aplicativo requer que você forneça basicamente todos os seus dados do Instagram, diferente de aplicativos que somente fazem um "link" entre a conta e o aplicativo do usuário. É aí que mora o perigo, pois não há razão específica que justifique o uso das suas credenciais do Instagram.

Já imaginou entrar no Instagram e ter várias fotos que você gostava deletadas e tudo que você não gosta cheio de curtidas? É o que pode acontecer caso você opte por usar o Instalike.

O Instalike violou os termos da Google Play. A causa específica não foi informada, mas não é difícil imaginar. Informações encontradas pela web indicam que o aplicativo chegou a alterar a senha da conta de alguns usuários, o que significa que você não pode adquirí-lo por meios legais, apenas por meios externos.

Por algum motivo, porém, o app está disponível no iTunes Preview.

Como o serviço obtém lucro? - Você deve ter imaginado. O serviço lhe mostra propagandas a cada 5 curtidas, ou a cada 5 imagens que você não quis curtir. Afinal, é um app gratuito.

Instaliker Like4Like

Enquanto você usa o aplicativo, ele lhe envia notificações de curtidas a todo momento. Durante os testes que o CanalTech realizou, foram obtidas mais de 300 notificações em poucos minutos. O aparelho utilizado vibrava a todo momento. Ao fim do teste, a foto, em menos de 15 minutos, obteve impressionantes 323 likes.

Instaliker Like4Like

O usuário não precisa curtir 100 fotos para ganhar 50 likes. Se você não curtir nada, por ser usuário, alguns membros irão curtir suas fotos para ganhar moedas. Mas isso não impede o aplicativo de não mostrar sua foto, caso você não dê likes aos outros usuários.

Além disso, existem indícios de que se você não curtir nenhuma foto dos outros membros, o aplicativo o fará por você, assim, você acabará contribuindo para o serviço, e "ajudando" outros usuários. Então, esteja avisado: usar o Instalike significa fornecer todas as informações da sua conta, além de correr um enorme risco de se responsabilizar por diversas curtidas indesejadas. Os likes que você recebe não são de fantasmas, eles são reais e provenientes de outros membros do aplicativo, mas é certo que esses membros não ligam para o que você publica de fato. No fim, são somente números.