Milhões de usuários falsos são banidos do Instagram

Por Redação | 19 de Dezembro de 2014 às 11h08

Semana passada o CEO do Instagram Kevin Systrom anunciou que haveria mudanças no algoritmo oficial do serviço com o objetivo de fazer uma varredura e remover contas de usuários falsas. O aviso serviu para alertar as pessoas da possibilidade de diminuição no contador de seguidores em seus perfis, decorrente da eliminação de um grande número de perfis fakes.

A ação do Instagram foi apelidada por seus usuários de "Instagram Rapture" (Arrebatamento do Instagram, em tradução livre). De fato, segundo o New York Times, diversos usuários tiveram uma sensível mudança no número de seguidores em seus perfis.

Os perfis de celebridades foram alguns dos mais afetados: Justin Bieber, por exemplo, perdeu cerca de 3,5 milhões de fãs - todos falsos - nas primeiras 24 horas da limpeza do Instagram, enquanto que o usuário brasileiro Wellington Campos (citado pela revista Época como o brasileiro mais popular da rede social fotográfica) teve seu número de seguidores reduzido de 5,5 milhões para 2,2 milhões. Entretanto, quem perdeu mais seguidores foi o perfil oficial do próprio Instagram: quase 19 milhões de perfis falsos foram eliminados, o equivalente a 29% do total de seguidores.

O curioso é que uma infinidade de usuários não está gostando nada de ter seu contador de usuários drasticamente reduzido. Movidos pela vaidade ou por medo de abalar os negócios (muitos utilizam o alto número de seguidores como tática comercial), diversos usuários reagiram negativamente à atitude dos donos do serviço, sem se importar com a natureza artificial que o volume de seguidores falsos implica em seus perfis. O fenômeno se assemelha ao boom de popularidade do Twitter entre 2008 e 2010, que também teve sua cota de disseminação de perfis falsos e scripts que inflavam número de seguidores.

A limpeza geral no Instagram continuará pelos próximos dias. Caso você use o Instagram com frequência e tenha percebido uma baixa no seu contador de seguidores, esta é a explicação para o ocorrido.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.