Publicidade

Instagram testa opção que torna perfis ainda mais privados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Janeiro de 2022 às 17h55

Link copiado!

Bruno Salutes/Unsplash
Bruno Salutes/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a realizar testes para limitar o número de seguidores que podem ser visualizados. Todas as contas comerciais verificadas que tenham 4 mil ou mais seguidores devem ficar submetidas à regra, caso se torne algo permanente.

A funcionalidade foi descoberta pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi via Twitter. Ele compartilhou um print de tela que revela como tudo deve funcionar: quando entrou no perfil da Netflix, Paluzzi somente conseguiu visualizar uma quantidade limitada de seguidores do perfil.

Continua após a publicidade

É provável que o limite afete a API de dados da plataforma, o que reduziria o poder de ferramentas de marketing voltadas para análise de perfis. Hoje, seria pouco provável que a mudança tivesse impacto no usuário comum, pois ninguém acessaria um a um os seguidores de contas imensas da rede.

Tal limitação só é aplicada na guia de seguidores totais, sem impacto na aba de perfis mútuos ou em quem o perfil segue. Como é apenas um traço de recurso, encontrado no código-fonte do app, não dá para saber ainda se essa novidade evoluirá até ser uma adição, de fato.

Por que limitar a visualização de seguidores?

Essa adição pode ser uma tentativa do Instagram de impedir o uso de robôs de seguidores, ferramentas que acessam perfis indicados pelo usuário e passam a seguir indiscriminadamente as pessoas. Muita gente tem o hábito de seguir de volta quem segue, por isso essa estratégia ainda costuma ser eficaz para aumentar números rapidamente.

Continua após a publicidade

Com a limitação, em vez de visualizar as quase 288 mil de pessoas que seguem o perfil oficial da Canaltech, os robôs poderiam executar a função em apenas 4 mil deles, uma redução bastante significativa do público-alvo de um perfil que lide com tecnologia.

É provável que mais novidades surjam futuramente no Instagram, como forma de complementar esse recurso e evitar os bots, que atrapalham o crescimento orgânico da plataforma.

Fonte: Alessandro Paluzzi