Instagram testa contabilizar visualizações de Stories do Facebook

Instagram testa contabilizar visualizações de Stories do Facebook

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Janeiro de 2022 às 12h47
Reprodução/India Today

O Instagram começou a testar a possibilidade de ver uma lista de espectadores do Facebook quando se publica Stories nas duas plataformas. A ideia é permitir uma integração ainda maior entre os dois serviços, que já têm vários recursos em comum.

Até o momento, a visualização dos dados acumulados ocorre apenas pelo app do Instagram, logo não espere ver isso pelo sistema do Facebook. Ao clicar nas configurações do Story, o usuário consegue ver o total de pessoas que já assistiram ao conteúdo e uma listagem completa com o perfil de cada espectador.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O print de tela mostra que o Instagram vai separar a lista em duas partes: a primeira com os seguidores do Instagram e a segunda com os amigos do Facebook que assistiram aos Stories. Ao lado de cada nome, um ícone permite enviar uma mensagem direta para quem já viu seu vídeo, o que pode ajudar na interação.

Vale lembrar que o recurso só funciona se você marcar a opção de publicar simultaneamente nas duas redes. Caso suba o Storie primeiro no Instagram e depois no Facebook, ou vice-versa, esta novidade não deve ser exibida.

Quem desejar ter informações mais completas precisará acessar a área de analytics da plataforma, capaz de reunir números sólidos sobre a audiência. O sistema agrega dados das duas plataformas, com gráficos e outras representações visuais que facilitam a análise pelos criadores de conteúdo.

Dados cruzados dos Stories em testes

Ainda não está claro se houve algum grupo prioritário, país específico, sistema operacional ou se a novidade foi liberada de forma aleatória para uma pequena amostragem de pessoas. O que se sabe é que essa é uma prática bastante comum da Meta, que nem sempre implementa para todas as mudanças experimentais.

Como até agora não houve manifestação oficial do Instagram sobre o recurso, o jeito é aguardar e observar para ver se mais gente vai recebê-la nos próximos dias. De qualquer maneira, é mais um passo da gigante na aproximação entre os serviços, fato que ficou notório quando houve a integração entre as caixas de entrada e grupos de mensagens do Facebook e Instagram via Messenger.

No começo da semana, a rede social de Adam Mosseri começou testes para permitir a mudança na ordem de exibição de posts no perfil do usuário. A ideia é dar mais liberdade para que publicações mais importantes apareçam no topo, como forma de engajar a audiência ou atrair marcas.

Fonte: Ahmed Ghanem  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.