Publicidade

Instagram terá opção para bloquear 'personagens de IA' em contas de adolescentes

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Pexels/dlxmedia.hu
Pexels/dlxmedia.hu

O Instagram vai ganhar opções de controle parental para impedir que adolescentes conversem com chatbots personalizados de IA. Pais e mães poderão descobrir com quais personagens os menores de idade estão falando e barrar opções consideradas impróprias

A rede social permite criar avatares personalizados de IA com o Meta AI (com versão em português), incluindo personagens que seguem instruções ou falam sobre temas escolhidos pelo administrador. O mecanismo de controle surge como uma alternativa para evitar a exposição a bots de terceiros.

O recurso é mais uma das soluções da Meta para proteger jovens com menos de 18 anos na plataforma. Nesta semana, a empresa anunciou que a rede social vai adotar a classificação etária PG-13 (não recomendado para menores de 13 anos) ao recomendar conteúdos para adolescentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale reforçar que a Big Tech foi alvo de críticas anteriormente por implementar regras que permitiam conversas de teor sexual com crianças e menores de idade. Na época, a companhia reconheceu que o documento de diretrizes era verdadeiro, mas tinha removido os trechos mais polêmicos.

O que muda

A tela de permissões da Meta listará todas as interações com chatbots feitos pela comunidade. Pais, mães e tutores podem:

  • Desativar todas as interações com chatbots personalizados;
  • Bloquear conversas com personagens específicos;
  • Receber informações sobre alguns dos assuntos discutidos nessas conversas.

Desativar um personagem de IA não significa remover o Meta AI do Instagram — o assistente segue disponível, mas com uma versão adaptada para trazer conteúdos informativos.

Disponibilidade

Os novos recursos estão disponíveis em inglês para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Ainda não há previsão para chegar em outros idiomas e países.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?