Instagram fechando sozinho irrita usuários; veja possível solução
Por Douglas Ciriaco |
Talvez tenha ocorrido com você, talvez você tenha visto amigos reclamando, mas nos últimos dias as redes estão repletas de relatos sobre o app do Instagram fechando sozinho. A própria rede ainda não se manifestou, mas o problema pode estar relacionado ao uso da versão Beta do programa, o que indica uma possível solução.
- Como saber quem visitou seu perfil no Instagram | 3 apps
- Como recuperar a conta do Instagram | Guia Prático
Instagram fecha sozinho? Não é só com você
Quem é atingido pela situação relata que o aplicativo mal abre e já fecha, que não é possível navegar pelo feed nem ver stories. A publicação de conteúdos novos também fica impossibilitada, visto que o programa fecha poucos segundos de ser aberto a ponto de indicar na tela um aviso de que o “Instagram apresenta falhas contínuas”.
No X (antigo Twitter) é possível encontrar inúmeros relatos sobre o problema:
Como resolver?
Uma das possíveis causas do erro pode ser o uso da versão Beta do aplicativo, ou seja, a princípio, deixar o programa de testes pode resolver. Isso não é certeza de solução (para mim, por exemplo, não funcionou), mas você pode tentar fazendo o seguinte — recomenda-se limpar o cache do Instagram antes de seguir os passos abaixo:
- Acesse a página do Instagram Beta na Play Store;
- Toque sobre a opção “Leave the program”;
- Desinstale o aplicativo do Instagram no seu celular;
- Instale o app novamente.
E se não der certo?
Se sair da versão Beta, resinstalar o aplicativo e limpar o cache não resolver o problema, existem ainda duas alternativas para usar o Instagram em seu celular.
A primeira delas é usar a versão web da rede social por meio de um navegador — basta acessar instagram.com e fazer login.
A outra é recorrer ao Instagram Lite (Android). O aplicativo é uma versão mais leve e com menos recursos da rede e tem versão apenas para Android, mas é uma saída temporária para não deixar de ver e postar stories e conteúdo do feed.
O Instagram ainda não se posicionou publicamente a respeito do tema e o Canaltech até entrou em contato com a companhia a fim de obter alguma informação extra a respeito, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. Caso haja qualquer novidade, este texto será atualizado.