SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Instagram dificulta exibição de stories com novo botão "Mostrar tudo"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2022 às 16h53

Link copiado!

Alex Bracken/Unsplash
Alex Bracken/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram parece ter iniciado um teste com um recurso para esconder alguns stories de quem publica muita coisa. O botão "Mostrar tudo" seria uma forma de encurtar a quantidade de histórias compartilhadas na plataforma e mostradas de maneira automática.

De ontem para hoje, vários usuários foram ao Twitter para reclamar dessa mudança feita pelo Instagram de forma repentina. O principal argumento era que isso faria cair drasticamente o engajamento de muitos perfis e poderia desincentivar o uso da ferramenta — e do próprio Insta.

Continua após a publicidade

Pelo que parece, o recurso exibirá apenas os três primeiros vídeos/fotos e depois esconderá o restante para que apenas os interessados visualizem. Além de prejudicar os produtores de conteúdo, a medida também atrapalha a fluidez de visualização, porque será preciso parar o que se esta fazendo para pressionar no pequeno botão, posicionado no canto superior esquerdo.

Continua após a publicidade

Não está claro se os stories selecionados são necessariamente os três primeiros do dia ou se seria algo espaçado (três por atualização). De qualquer forma, é algo que preocupa bastante quem tem na rede social a sua fonte de renda.

Stories com visibilidade limitada

Continua após a publicidade

Os prints de tela até o momento mostram o recurso em vários idiomas, portanto não é algo restrito a apenas um país. Por outro lado, há pessoas que dizem ainda não ter recebido a atualização, o que dá a entender ser um teste restrito.

Não há nenhuma menção a essa novidade nos perfis oficiais do Instagram nem na página do chefe da rede, Adam Mosseri. A mudança surpreende porque pode ter um efeito negativo à proposta da plataforma de incentivar a produção de vídeos. Também não está claro qual o objetivo de uma alteração tão drástica feita desta maneira, sem um aviso prévio.

Continua após a publicidade

Instagram se posicionou

O Canaltech entrou em contato com o Instagram para entender o que ocorreu. Segundo a plataforma, trata-se de algo experimental. “Este recurso está em fase inicial de desenvolvimento e sendo testado com uma pequena porcentagem de pessoas na plataforma. No momento, não temos planos de lançamento para compartilhar, mas avisaremos sobre qualquer atualização”, explicou um porta-voz da Meta.

Continua após a publicidade

Aparentemente, os afetados pela mudança não gostaram nem um pouco da troca abrupta. Resta saber se a rede social vai retroceder nesse formato ou se decidirá implantá-lo em definitivo, o que pode afetar a produção de conteúdo para o formato.