iFood lança agente de IA que permite fazer pedidos pelo WhatsApp; veja como usar
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O iFood lançou nesta sexta-feira (10) o Ailo, um agente de inteligência artificial para fazer pedidos por conversa no WhatsApp. A ferramenta é conversacional e dá sugestões personalizadas para cada usuário.
- Quanto ganha um entregador do iFood em 2025?
- iFood amplia entregas por drone e pode fazer 280 pedidos por dia
Com o Ailo é possível, por exemplo, pedir: “quero pizza de marguerita sem taxa de entrega e que chegue em 40 minutos”. O agente envia algumas opções de pedido conectado com o iFood, além de considerar suas informações e preferências para entregar as opções mais adequadas.
O agente serve também para quem está com dúvida do que pedir. Com comandos como “me surpreenda” ou “opções para jantar romântico”, o Ailo envia sugestões de acordo com seu gosto e endereço.
Além das mensagens por texto, o Ailo também pode receber pedidos por áudio. Inclusive, a diretora de Transformação Disruptiva no iFood, Isabella Piratininga, destaca que diversos sotaques do Brasil foram incluídos na base de dados do agente. “O Ailo vem para criar um formato que se adapta à nossa realidade", afirma.
Em cada opção enviada, é possível escolher entre “quero esse” ou “ver itens do restaurante”. Caso o cliente queira aquele item, o Ailo faz perguntas como tamanho do prato, adicionais e se haverá uma bebida inclusa.
Vale destacar que o agente não faz o pedido sozinho pelo WhatsApp. Depois de confirmar todas as informações do pedido, ele envia o resumo com valor total e endereço, junto de um link que direciona para o aplicativo do iFood para finalização do pedido.
A ferramenta está em fase de testes desde junho, e, segundo o iFood, os pedidos pelo Ailo no WhatsApp são 33% mais rápidos do que no aplicativo.
“Mais de 70 mil usuários já tiveram acesso ao Ailo, com mais de 100 mil interações. Um usuário que busca com o Ailo tem 48% mais chance de adicionar um pedido no carrinho, e os pedidos são 33% mais rápidos pelo WhatsApp”, afirma Piratininga.
Como usar o Ailo no WhatsApp
A partir desta sexta-feira, o Ailo está disponível para testes do público geral. Para participar, basta ter um perfil no iFood e mandar um “Oi” no WhatsApp para o número +55 11 91150-4025.
Depois de começar a conversa com o chatbot, o usuário pode escolher entre três comandos já prontos:
- Promos pra mim: o agente envia opções de pedidos baseados em suas preferências que estão em promoção;
- Me surpreenda: recomendações não-genéricas de acordo com seus gostos;
- Fala sobre mim: envia um resumo dos seus hábitos de pedido no iFood.
Não é necessário usar um dos comandos prontos e você já pode pedir algo específico no primeiro contato.
O serviço também está disponível no WhatsApp Web e as respostas são quase instantâneas.
Ao longo dos próximos meses, o Ailo estará também disponível pelo aplicativo do iFood.
Canaltech testou o Ailo
O Canaltech teve acesso ao Ailo nesta quinta-feira (9) e pode testar algumas das funcionalidades do app.
Durante um dos comandos, a resposta do “Fala sobre mim” foi esta:
“Pelo seu histórico, você é fã de comfort food com muito queijo: pizza de pepperoni, quatro queijos, borda catupiry, hambúrguer cheddar, parmegiana... E quando bate a vontade de doce, brigadeiro, donuts, cheesecake, churros e bolo de pote sempre aparecem! No sushi, o salmão reina, principalmente sashimi, hot roll e guioza. Marmitex e feijoada também são figurinhas carimbadas no almoço. Você curte promoções, adora um desconto e não dispensa uma Coca pra acompanhar. E, claro, sempre rola aquele pedido maior pra dividir com a galera ou garantir o rango do dia”.
De fato, condiz com meu comportamento de compras no aplicativo. Fiz o pedido “quero opções de frango parmegiana de restaurantes com avaliação acima de 4,7 e que venham com batata frita”, e todas as opções estavam de acordo.
A opção “me surpreenda” funcionou bem também. Pedi sugestões do tipo, de doces, e as opções estavam condizentes com meu gosto.
No geral, para quem está acostumado a usar chatbots de inteligência artificial generativa, a experiência é bem fluida. Além disso, para os indecisos, realmente facilita na hora de tomar uma decisão e de filtrar opções.
De acordo com a própria empresa, a expectativa é que, agora com mais pessoas testando o Ailo, ele fique cada vez mais inteligente.
“A expectativa é que, com a abertura dos testes para mais consumidores, Ailo se torne progressivamente mais inteligente e eficiente a partir do maior volume de interações”, afirmaram em comunicado à imprensa.
Veja também:
- iFood e 99Food relatam tentativas de espionagem corporativa no Brasil
- iFood sofre ataque coordenado de espionagem corporativa por engenharia social
- iFood lança chip com 20 GB grátis para entregadores em categoria exclusiva
VÍDEO: Análise iPhone 17 Pro - o termo Pro de forma literal. [ANÁLISE/REVIEW]