Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do navegador Opera vai criar imagem e responder com voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Abril de 2024 às 09h09

Link copiado!

Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

A versão de testes do navegador Opera recebeu uma grande atualização com recursos de inteligência artificial para geração de imagens e reprodução de voz na IA nativa do aplicativo, a Aria. A empresa espera aprimorar a experiência, acessibilidade e interação do usuário com as novidades.

Geração de imagens

As novas funções são completamente atreladas à IA do Opera, que consegue compreender comandos de texto para responder às solicitações dos usuários da mesma forma que fazer ChatGPT, Gemini e Copilot.

Continua após a publicidade

O recurso de geração de imagens faz parte da atualização do fim de abril e utiliza o modelo Imagen2 do Google, e permite recriar a imagem rapidamente caso você não goste do resultado. Tudo funciona de maneira similar a outras inteligências artificiais, com a pessoa descrevendo o que deseja e o chatbot tentando chegar no resultado mais próximo possível.

Reprodução de voz

A opção de reprodução de voz da Aria é focada na acessibilidade e conveniência, pois facilita que as informações cheguem através do áudio. Dessa vez, o modelo usado é o Wavenet, também do Google, que consegue sintetizar respostas em textos para uma voz humana.

As duas novas funções chegam para atender os usuários, segundo a Opera.

"Acreditamos que essas adições irão aprimorar significativamente a experiência de navegação dos usuários e oferecer novas formas de interação com o navegador", destacou o EVP Browsers and Gaming da Opera Krystian Kolondra. “Estamos comprometidos em fornecer recursos inovadores e de ponta que atendam às necessidades em constante evolução dos usuários”, finalizou.

Ainda na versão de desenvolvedor

Vale lembrar que, por enquanto, as novidades só podem ser acessadas na versão para desenvolvedor, já disponível para download no site oficial da empresa (opera.com) — essa versão não é recomendada para o usuário final por se tratar de um produto de testes. De acordo com a marca, o novo navegador deve substituir o atual Opera no fim de 2024.

Continua após a publicidade

Para os interessados em mudar de aplicativo, o Canaltech fez um comparativo entre o Chrome e o Opera com os principais destaques de cada um.