Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA da Adobe será capaz de combinar imagens de forma absurdamente simples

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2022 às 10h40

Link copiado!

Divulgação: Adobe
Divulgação: Adobe
Tudo sobre Adobe

A Adobe começou a fazer testes com um recurso que possibilita a criação de artes complexas com apenas alguns cliques. O anúncio foi feito durante o evento Adobe MAX Sneaks, transmitido no formato de live na última quarta-feira (19). Entre as novidades se destacam uma tecnologia que combina imagens de maneira incrivelmente simples (Clever Composites) e a possibilidade de encontrar trechos em vídeos procurando por texto.

Clever Composites

O projeto Clever Composites (nome provisório) usará inteligência artificial e automação para combinar rapidamente duas imagens. No Photoshop, principal app da Adobe, se quiser fazer uma fotomontagem, você precisa selecionar minuciosamente algo, recortar, aparar as arestas e colar sobre o plano de fundo desejado. É preciso arrumar a iluminação, ajustar o tamanho e corrigir as cores para dar um efeito mais realista. Um processo como esse pode levar muitas horas.

Continua após a publicidade

Com a nova tecnologia, a promessa é de isso ser feito de modo automático em poucos segundos. A IA vai identificar cada objeto na imagem e fará o recorte certo, já fazendo o ajuste de cores, iluminação e tamanho no momento do encaixe em outra imagem.

Se a colagem não ficar do jeito desejado, ainda será possível usar os botões Auto Compose (melhorar a composição), Auto Scale (reajustar o tamanho) e Add Shadow (para melhorar luz e sombra). Ou, se for profissional, é possível fazer as correções manualmente como nos programas tradicionais da Adobe.

Localize trechos em vídeos pesquisando com texto

Continua após a publicidade

Outro projeto experimental que vai na mesma linha, porém focado em vídeos, é o Project Blink. A ferramenta usará IA para transcrever vídeos para texto, permitindo a busca por palavras, objetos, sons e atividades específicas no contexto audiovisual.

Imagine que você tem o filme Vingadores Ultimato com suas 2 horas e 26 minutos, mas quer saber o exato momento no qual o personagem Thor faz uma piada específica. Com o Project Blink, basta usar as palavras "Thor", "piada" e alguma referência da fala do herói para ser direcionado ao tempo exato no qual isso ocorre.

A IA será capaz de criar um clipe da seção desejada automaticamente, sem você precisar ter afinidade com as complexas ferramentas de edição de vídeo. É claro que falhas podem ocorrer, já que se trata de um recurso de aprendizado de máquina, mas é impressionante como o resultado sai muito mais rápido que um corte tradicional.

Continua após a publicidade

O Blink já está na versão beta e pode ser testado pelos cadastrados no site da Adobe. Tudo está em inglês, portanto é necessário ter um bom conhecimento da língua estrangeira para aproveitar.

Outros projetos de IA da Adobe

A empresa dona de softwares criativos ainda tem outras duas soluções de IA em fase de testes. Uma delas é o Project All Of Me, capaz de gerar partes da foto que não estão lá para otimizar a criação de artes.

Na prátia, você poderá criar imagens maiores a partir de menores ou dar um novo contexto para fotografias. Funciona de modo semelhante ao modo Outpainting, do DALL-E, que expande as bordas de qualquer fotografia ou desenho.

Continua após a publicidade

Já o Project Artistic Scenes promete transformar imagens em duas dimensões para cenas tridimensionais. A ideia é oferecer sensação de imersão e profundidade em imagens 2D, criando uma espécie de mini-metaverso 3D para suas fotografias e artes.

A empresa lançou o Photoshop e Premiere Elements 2023 também com foco na edição simplificada no final de setembro. A Adobe parece estar empenhada em rivalizar com as soluções do mercado, oferecendo programas mais simples de lidar e com automações baseadas em IAs.