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Agentes exploraram brecha no Authy para coletar telefone de usuários

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Divulgação/Authy
Divulgação/Authy

Em uma recente falha de segurança, agentes conseguiram explorar uma vulnerabilidade no Authy, serviço de autenticação de dois fatores pertencente à Twilio, para coletar números de telefone de milhões de usuários. A empresa confirmou o incidente em comunicado nesta última segunda-feira (1º), após detectar que os invasores acessaram dados relacionados a contas Authy através de um endpoint não autenticado.

A Twilio informou que identificou a falha e já tomou medidas para impedir que novas solicitações não autenticadas sejam processadas. Em nota, a companhia pede que todos os usuários atualizem o aplicativo do serviço para a última versão disponível para Android e iOS, que incluem atualizações de segurança importantes.

Vulnerabilidade no Authy

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A vulnerabilidade permitiu que os "hackers" consultassem, sem necessidade de autenticação, os números de telefone associados a contas Authy— o que possibilitou a coleta de 33 milhões de números de celulares de usuários do serviço. 

Em contato com o Canaltech, a Twilio ressaltou que, dentro do contexto desse caso, o termo correto é “agentes de ameaça” em vez de “hackers”. Ao confirmar a exploração da falha de segurança, a Twillo informou que “não há evidências de que os agentes obtiveram acesso aos sistemas da Twilio ou a outros dados confidenciais”.

Apesar de as contas Authy não terem sido comprometidas diretamente, os números de telefone obtidos pelos hackers podem ser utilizados em ataques de phishing e smishing — o que exige atenção dos usuários.

Esses ataques consistem no envio de mensagens de texto fraudulentas que se passam por comunicações oficiais do Authy ou da Twilio, com o objetivo de enganar os usuários para obter informações pessoais ou credenciais de acesso.

“Sabemos que a segurança dos nossos sistemas é uma parte importante para ganhar e manter a sua confiança. Pedimos sinceras desculpas por isso ter acontecido”, declarou a Twilio em nota oficial.

Além de atualizar os aplicativos, a Twilio recomenda que os usuários configurem suas contas para bloquear transferências de números sem fornecer uma senha e fiquem alertas para possíveis ataques de phishing por SMS que tentam roubar dados sensíveis.

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