Publicidade

GPT-5.1 é gratuito? Entenda limites de uso do modelo no ChatGPT

Por  | 

Compartilhe:
Pexels/Sanket Mishra
Pexels/Sanket Mishra

O GPT-5.1 foi lançado nesta quarta-feira (12) pela OpenAI e começou a ser disponibilizado gradualmente aos usuários do ChatGPT. A atualização está acessível tanto para contas gratuitas quanto para planos pagos, mas com diferentes limites de uso.

Os destaques do novo modelo de inteligência artificial (IA) da empresa de Sam Altman ficam por parte das melhorias no estilo de comunicação, otimização do raciocínio e capacidade de seguir instruções dos usuários. 

A seguir, o Canaltech tira suas dúvidas sobre:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • GPT-5.1 é gratuito?
  • Por que ainda não recebi o GPT-5.1?
  • Quais são as novidades do GPT-5.1?

GPT-5.1 é gratuito?

Sim. A mais recente atualização do ChatGPT está disponível para contas gratuitas e também para assinaturas pagas. No entanto, há limites de uso entre os diferentes planos.

Contas gratuitas

Usuários com contas gratuitas do ChatGPT podem enviar até 10 mensagens com o GPT-5.1 a cada 5 horas. Após esse limite, as respostas passam a ser geradas pela versão mini do modelo, até que o limite seja restabelecido.

Assinantes do plano Plus

Assinantes do ChatGPT Plus têm direito a enviar até 160 mensagens a cada 5 horas com o GPT-5.1. Depois desse limite, as conversas passam a usar automaticamente a versão GPT-5.1 mini.

Limites dos planos Business e Pro

Continua após a publicidade

Os planos Business e Pro do ChatGPT contam com acesso ilimitado aos modelos GPT-5.1.

GPT-5.1 Thinking nos planos pagos

Outro detalhe é que usuários dos planos Plus, Pro e Business podem selecionar manualmente o modelo GPT-5.1 Thinking no seletor de modelos, com um limite de até 3 mil mensagens por semana.

Continua após a publicidade

Por que ainda não recebi o GPT-5.1?

Apesar de a OpenAI ter anunciado que a atualização será disponibilizada a todos os usuários da ferramenta de IA, a empresa destacou que a liberação será gradual, começando pelos planos pagos.

“Se você acessar o ChatGPT hoje, pode ser que o GPT-5.1 não esteja disponível imediatamente. Planejamos implementá-lo gradualmente nos próximos dias para manter o desempenho estável para todos. Também atualizaremos o GPT-5 Pro para GPT-5.1 Pro em breve”, pontuou a OpenAI.

Quais as novidades do GPT-5.1?

Continua após a publicidade

O GPT-5.1 apresenta melhorias tanto em relação ao raciocínio — adaptando o tempo de pensamento à pergunta — quanto ao estilo de comunicação, descrito pela OpenAI como “mais natural e agradável”. Além disso, a IA aprimorou a sua capacidade de seguir as instruções dos usuários.

Leia mais: 

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Continua após a publicidade