Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo de SP lança app Poupatempo Digital para você renovar documentos de casa

Por| 06 de Maio de 2020 às 20h10

Link copiado!

Reprodução/Flickr Governo de SP
Reprodução/Flickr Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o aplicativo Poupatempo Digital nesta quarta-feira (6), durante coletiva de imprensa diária sobre as medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Serão oferecidos mais de 60 serviços para evitar que o paulistano se desloque para pedir segunda via da CNH ou da identidade, entre outros documentos.

São vários serviços que normalmente poderiam ser feitos em uma unidade do Poupatempo, mas que agora podem ser realizados remotamente, “de forma rápida e gratuita, pelo celular”, apontou Doria. “Você não precisa e não deve sair da sua casa”, alertou o governador.

A medida foi anunciada depois que a Defensoria Pública de São Paulo ajuizou uma ação, no último dia 29, para garantir que moradores de rua e outros cidadãos do estado tivesse uma maneira de solicitar documentos pessoais. Também nesta quarta foi anunciado que a Polícia Civil fará um mutirão para ajudar a população carente a emitir identificação para conseguirem retirar o auxílio emergencial de R$ 600 na Caixa Econômica Federal.

Continua após a publicidade

O app oferecerá todos os 40 serviços já disponíveis online no portal do Poupatempo, como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais, e ainda inclui mais 25 opções. Estas serão exclusivas do app, e por enquanto apenas 17 estão liberadas, incluindo solicitação de segunda via e renovação da CNH, Licenciamento de Veículos, IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, entre outros.

Adicionalmente, o usuário poderá ver a situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar. Mais serviços, como Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros, estão previstos para serem incluídos no app na próxima semana.

Para baixar o app, é só buscar por Poupatempo Digital, desenvolvido pela Prodesp, na App Store ou na Play Store. Ou, de preferência, é só clicar neste link, se o seu dispositivo for um Android. O app ainda não está disponível na loja da Apple. Se optar pela busca, certifique-se de verificar o desenvolvedor antes de baixar: PRODESP - Cia de Proc. de Dados do Estado de SP.

Continua após a publicidade

Serviços exclusivos no app

  • Detran-SP: Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.
  • IIRGD: Acompanhamento da emissão de RG.
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).
  • Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA.
  • CDHU: Acordo
  • Cetesb: Qualidade do Ar.
  • Metrô/CPTM: Situação das linhas do Metrô/CPTM.

Fonte: Governo de SP