Gostou de um vídeo no Instagram? Agora você pode repostar no seu perfil
Por Bruno De Blasi | •

O Instagram começou a liberar a opção para repostar publicações de fotos e vídeos do Reels no perfil. Anunciada nesta quarta-feira (6), o recurso faz parte de um pacote de novidades com intuito de ajudar a “melhorar a conexão” com amigos na rede social.
- Contas com poucos seguidores não poderão fazer lives no Instagram; entenda
- Como trocar a cor de fundo dos Stories no Instagram
A atualização dá fim à necessidade de aplicativos de terceiros para republicar na plataforma. Assim como ocorre no X, Threads e afins, a nova opção compartilha os conteúdos direto no perfil, sem se restringir aos Stories, mas em uma aba especial dentro da página pessoal.
Os reposts também serão recomendados aos seguidores através do feed na página inicial do aplicativo. Além disso, o conteúdo compartilhado será creditado ao autor original.
“Se você é um criador, isso significa que, se seu conteúdo for republicado por outra pessoa, ele poderá ser recomendado aos seguidores dessa pessoa, mesmo que elas não sigam você. Isso dá aos criadores a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas”, diz a companhia.
A opção está disponível logo abaixo da publicação, em um novo botão posicionado ao lado das teclas para curtir, comentar e enviar. O recurso, no entanto, só poderá ser usado em conteúdos públicos.
Em paralelo, a Meta iniciou a estreia global da área “Amigos”, introduzida no começo do ano, que mostra as atividades públicas de perfis seguidos. A página fica disponível dentro da aba do Reels.
Conforme observado em testes do Canaltech, os recursos já estão disponíveis no Brasil, mas nem todos os usuários receberam as novidades até o momento.
Em nota à reportagem, a Meta explicou que "as repostagens e a aba ‘Amigos’ serão liberados gradualmente e devem chegar para todo mundo no Brasil nos próximos dias".
Mapas do Instagram
O Instagram recebeu ainda uma ferramenta para compartilhar a localização com seguidores. As informações ficam disponíveis em um mapa interativo, acessado através da página de mensagens diretas.
Segundo a Meta, a função é opcional e deve ser ativada manualmente caso o usuário tenha interesse em participar. Da mesma forma, os pais conseguem controlar a ferramenta em perfis de adolescentes.
Além disso, o mapa mostra publicações de perfis seguidos com o registro de localização nas redondezas.
A novidade já foi liberada nos Estados Unidos e chegará a outros países em breve.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Instagram deixa você criar a sua própria IA para conversar; veja como usar
- Como redefinir as recomendações de conteúdo no Instagram
- Como era a primeira versão do Instagram? Relembre o início do app
VÍDEO: MAIS QUALIDADE NOS POSTS DO INSTA! | Dicas | #Shorts