Google Play Store lança selo de análise independente para apps de VPN
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Google Play Store começou a usar um selo para destacar aplicativos seguros e aprovados por um órgão independente de verificação. A marcação “Análise independente de segurança” passa a ser adicionada inicialmente a apps de VPN para Android, mas pode ser ampliada a outros segmentos no futuro.
- Auto Blocker da Samsung chega para proteger celulares contra vírus
- Celulares Huawei sinalizam app do Google como vírus por engano
O selo indica que um aplicativo passou na Avaliação de Segurança de Aplicativos Móveis (MASA), criado pela Aliança de Defesa de Apps (ADA) no ano passado. O teste é feito por uma organização independente, ou seja, sem relação com a Google ou a desenvolvedora do app, e sinaliza que o software atende a requisitos de segurança e privacidade estabelecidos por um padrão global.
A loja de apps reconhece que o teste não anula o fato de que essas plataformas podem estar expostas a vulnerabilidades, mas ajuda a identificar que uma empresa priorizou medidas de segurança, privacidade e comprometimento com a proteção de usuários.
Desenvolvedores dos apps verificados podem adicionar essa informação à página do programa na Play Store, na categoria “Segurança dos dados”, com um link de acesso ao certificado do teste. Além disso, ao pesquisar pelo termo “VPN”, a loja exibe um banner que redireciona para a lista completa de softwares aprovados na ADA.
De acordo com o Google, selos de segurança ajudam na tomada de decisão e na percepção de risco dos consumidores. A empresa escolheu o segmento de VPNs pela quantidade de dados coletados e para ajudar a escolher opções confiáveis: o selo já está disponível para apps como ExpressVPN, Google One, NordVPN e SkyVPN.
O que é VPN?
Sigla em inglês para rede virtual privada, VPN é uma tecnologia usada para esconder os dados de navegação, como endereço de IP e localização atual, de outros sites e rastreadores. A rede "mascara" a sua localização atual e substitui o seu IP pelo endereço do servidor conectado, permitindo uma navegação privada e segura na web. Além disso, é possível acessar servidores de outros países e driblar restrições regionais contra apps proibidos ou até acessar o catálogo de streaming de outro país.
A medida do Google pode ajudar na escolha de ferramentas confiáveis para navegar na internet com segurança. Um serviço de VPN acessa informações sensíveis do usuário, como a localização e o endereço de IP, portanto é muito importante escolher uma alternativa reconhecida por oferecer métodos seguros.
Google amplia verificação de apps de fora da Play Store
A Gigante de Mountain View divulgou recentemente uma melhoria ao Google Play Protect, que opera de forma nativa para proteger o Android de aplicativos com vírus. Além de verificar os apps da loja oficial, a ferramenta também verifica a instalação de APKs baixados por fontes externas e avisa sobre possíveis malwares.