Publicidade

Google testa mapeamento de ruas no Street View usando a câmera do celular

Por| 05 de Dezembro de 2020 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google adicionou nesta quinta-feira (3) uma nova ferramenta no recurso Street View que dá mais liberdade aos usuários para contribuírem com fotos reais de locais no Mapas. Agora, as pessoas poderão utilizar a própria câmera do celular para registrar as imagens e deixar o serviço mais completo.

Isso é uma mudança e tanto no modo como o público capta imagens para o Street View — por anos, somente quem possuía uma câmera específica que conseguisse registrar em 360º podia contribuir com o serviço. De acordo com o Google, a atualização mais recente permite que usuário apenas fotografe uma série de fotos enquanto se move por uma rua.

Continua após a publicidade

A "mágica" será feita pelo ARCore, tecnologia de realidade aumentada do Google presente em muitos smartphones Android mais atuais, tanto premium quanto intermediários. Após registrar os momentos, a ferramenta automaticamente os rotacionará, posicionará e criará as chamadas "fotos conectadas". No aplicativo Mapas, as fotos conectadas aparecerão como pontinhos azuis conforme o usuário vai passando por elas.

A novidade já está disponível na versão Beta mais recente do Google Street View somente para dispositivos Android com suporte à tecnologia ARCore (confira a lista dos aparelhos compatíveis). Inicialmente, apenas donos dos celulares em Toronto (Canadá), Nova York, Austin e Texas (EUA), Nigéria, Indonésia e Costa Rica estarão aptos a testar a o recurso. A promessa é disponibilizar a ferramenta a mais regiões "em breve".

Curiosamente, em release divulgado à imprensa o Google demonstrou um exemplo de um usuário testando o novo recurso no Brasil, não incluído na lista inicial de disponibilidade. Tentamos usar a ferramenta em um smartphone Android, mas não conseguimos. Continue ligado no Canaltech para não perder nenhuma novidade!

Fonte: Google