Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google remove da App Store aplicativo que coletava dados de usuários voluntários

Por| 31 de Janeiro de 2019 às 11h16

Link copiado!

Google remove da App Store aplicativo que coletava dados de usuários voluntários
Google remove da App Store aplicativo que coletava dados de usuários voluntários

Não é só o Facebook que está coletando dados de usuários por meio de aplicativo. Depois de vir à tona o trabalho do app Facebook Research, que distribuía vales-presentes em troca de acesso total às informações do dispositivo, quem recebe a atenção agora é a Google e seu app Screenwise Meter.

Usuários com 18 anos ou mais (ou a partir dos 13 se fizerem parte de um grupo familiar) são convidados para fazer o download do aplicativo através de um código especial, fazendo o registro usando um certificado corporativo. Essa prática viola as mesmas políticas da Apple que levaram à remoção do Facebook Research da App Store.

Ao ser questionada pela imprensa norte-americana sobre o Screenwise Meter violar as políticas de uso da Apple, inclusive oferecendo compensações em dinheiro pelo seu uso, a Google informou que removeria o aplicativo da App Store:

Continua após a publicidade

"O aplicativo Screenwise Meter para iOS não deveria ter funcionado no programa de desenvolvedores da Apple — isso foi um erro e pedimos desculpas. Desativamos o aplicativo em dispositivos iOS. Ele é totalmente voluntário e sempre foi. Fomos sinceros com os usuários sobre a forma como usamos seus dados no aplicativo, não temos acesso a dados criptografados em apps e dispositivos, e os usuários podem desativar o programa a qualquer momento".

O Screenwise foi removido da App Store, mas continua disponível no Google Play.

Fonte: Tech Crunch