Google remove da App Store aplicativo que coletava dados de usuários voluntários

Por Natalie Rosa | 31 de Janeiro de 2019 às 11h16

Não é só o Facebook que está coletando dados de usuários por meio de aplicativo. Depois de vir à tona o trabalho do app Facebook Research, que distribuía vales-presentes em troca de acesso total às informações do dispositivo, quem recebe a atenção agora é a Google e seu app Screenwise Meter.

Usuários com 18 anos ou mais (ou a partir dos 13 se fizerem parte de um grupo familiar) são convidados para fazer o download do aplicativo através de um código especial, fazendo o registro usando um certificado corporativo. Essa prática viola as mesmas políticas da Apple que levaram à remoção do Facebook Research da App Store.

Reprodução: Google

Ao ser questionada pela imprensa norte-americana sobre o Screenwise Meter violar as políticas de uso da Apple, inclusive oferecendo compensações em dinheiro pelo seu uso, a Google informou que removeria o aplicativo da App Store:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"O aplicativo Screenwise Meter para iOS não deveria ter funcionado no programa de desenvolvedores da Apple — isso foi um erro e pedimos desculpas. Desativamos o aplicativo em dispositivos iOS. Ele é totalmente voluntário e sempre foi. Fomos sinceros com os usuários sobre a forma como usamos seus dados no aplicativo, não temos acesso a dados criptografados em apps e dispositivos, e os usuários podem desativar o programa a qualquer momento".

O Screenwise foi removido da App Store, mas continua disponível no Google Play.

Fonte: Tech Crunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.