Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google prepara ferramenta grátis para combater terrorismo online

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2023 às 10h48

Link copiado!

envato/VecphoStudio
envato/VecphoStudio
Tudo sobre Google

O Google prepara uma ferramenta de moderação de conteúdo gratuita para combater terrorismo online. Conforme determinações da União Europeia, a empresa agora colabora com a construção de mecanismos para minimizar a circulação de conteúdo ilegal na web.

A ferramenta é construída em parceria com a Jigsaw and Tech Against Terrorism, unidade parte de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) focada no combate ao terrorismo digital. A iniciativa é parte da solução do Google para atender as determinações recentes da União Europeia, que responsabiliza grandes corporações pelo combate à circulação de conteúdo extremista.

Continua após a publicidade

Na ferramenta em preparação, o foco é atender administradores de sites menores. “Existem muitos sites que simplesmente não têm pessoas para fazer a fiscalização”, pontuou o diretora-executiva da Jigsaw, Yasmin Green. “É realmente trabalhoso construir os algoritmos, então você precisa de todos os revisores humanos”, acrescentou.

Com a falta de recursos e de pessoal, sites menores não conseguem lidar de forma eficiente contra conteúdo extremista, criando uma válvula de escape para criminosos. “Percebi uma grande mudança nas plataformas principais quando se tornaram mais eficazes na moderação [de conteúdo], e isso empurra o material terrorista e as reivindicações falsas do covid-19 para outros sites”, pontuou Green. Com a ferramenta, administradores dessas plataformas podem conter a circulação de material ilegal.

Sem previsão de lançamento

Não se sabe exatamente quando a ferramenta de moderação de conteúdo será disponibilizada para desenvolvedores, tampouco como ela vai funcionar. Porém, o recurso ainda precisará de supervisão humana para a tomada de decisão sobre a legalidade de publicações.

Continua após a publicidade

Os testes com a ferramenta antiterrorismo digital começarão agora, em 2023, com dois sites não revelados. Não se sabe se a funcionalidade será expandida para outras regiões além da Europa.

Fonte: Ars Technica