Google Play Store retorna ao tema Material Design

Por Nathan Vieira | 02 de Agosto de 2019 às 20h10
Divulgação
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Embora algumas mudanças estejam por vir no Google Play Games, com direito a nova home e novas subdivisões, as novidades mais aguardadas pelos usuários de Android são voltadas à Google Play Store. Na última quinta-feira (1), esses usuários se depararam com um "novo" design na plataforma de aplicativos em seus dispositivos. Novo entre aspas mesmo: na verdade, a repaginada da Play Store envolve o Material Design, que já a envolveu anteriormente, em outras tentativas.

Por enquanto, a empresa não anunciou as mudanças oficialmente, então as descobertas foram feitas por meio de usuários do Reddit, que publicaram prints de seus smartphones e dissertaram a respeito da nova realidade da Play Store. Segundo os relatos, o novo design chega com a versão 15.8.23. Esse também é o caso de alguns usuários na versão 16.0.15.

Material Theme Play

O Material Theme torna o aplicativo completamente branco, sem as cores anteriormente utilizadas (9to5Google)

O aspecto que mais chama atenção no Material Theme Play Store é como a Play Store agora é totalmente branca. Sendo assim, é possível observar que a Google removeu as cores verde (apps & games), vermelha (filmes e TV) e azul (livros) do aplicativo e da barra de status. Outra diferença que o design novo traz é que os nomes de aplicativos agora são muito mais proeminentes.

A cor laranja foi removida, mas isso coincide com a não inclusão da Música na nova barra inferior. Não mais uma guia, essa loja ainda pode ser acessada na gaveta de navegação praticamente inalterada como "Navegar pela música", com atalhos para os aplicativos Reproduzir embaixo.

Novo design da Play Store traz mudanças na organização (Foto: 9to5Google)

Por sua vez, as guias que violaram as diretrizes do material foram removidas graças à navegação inferior, agindo como o alternador de alto nível entre as quatro principais seções de conteúdo. O carrossel superior agora é usado para categorias como "Para você", "Melhores gráficos", "Categorias", "Escolha do editor", "Família" e "Acesso". O design conta com novos indicadores de guia, mas alguns outros elementos do Tema Material foram aproveitados.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.