Publicidade

Google Play Store facilita busca por aplicativos com acessibilidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2022 às 19h22

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google quer facilitar a localização de aplicativos com acessibilidade para pessoas com deficiência na Play Store. No Dia Global da Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD), a empresa decidiu criar uma tag chamada a11y para destacar os programas acessíveis do Android.

As tags aparecem como pequenas inserções logo abaixo da seção "Sobre este app", lá na parte de baixo da tela. O funcionamento é igual a todas as outras para reunir sob a mesma temática vários programas com características similares.

Continua após a publicidade

Se o usuário tocar nelas, poderá ver uma lista com outros aplicativos conforme a categoria escolhida:

  • Compatível com leitor de tela
  • Assistência visual
  • Assistência auditiva
  • Transtorno de aprendizagem
  • Assistência motora
  • Comunicação acessível

Para tornar a busca ainda mais precisa, esses identificadores são subdivididos em duas categorias básicas:

  1. aplicativos-ferramentas: são softwares que trazem acessibilidade, como leitor de tela ou uma ferramenta de transcrição para vídeos;
  2. aplicativos compatíveis com acessibilidade: são os programas e jogos regulares que oferecem suporte para soluções externas, como aumentar o tamanho da fonte ou adicionar comandos extras para quem tem dificuldade motora.
Continua após a publicidade

Acessibilidade no Android

Por ser uma iniciativa recente, a listagem ainda está pequena, mas o Google pretende fazer uma varredura completa na loja para adicionar mais opções no futuro. Em pleno século 21, é praticamente impossível viver sem sociedade sem internet e acesso aos celulares inteligentes, por isso a acessibilidade digital é tão importante.

Se você já se perguntou como cegos conseguem usar o Instagram ou até jogar online, conhecer os programas de acessibilidade é o primeiro passo para a resposta. O Google tem investido bastante em ferramentas de acessibilidade para oferecer inclusão e oportunidades mais justas para pessoas com deficiência.

Fonte: Google