Publicidade

Google Maps vai sugerir rotas alternativas mais sustentáveis

Por| 18 de Abril de 2024 às 16h44

Link copiado!

Henry Perks/Unsplash
Henry Perks/Unsplash

O Google prepara um “banho de sustentabilidade” no Maps, que começou a testar a sugestão de alternativas de viagem que causam menos impacto ambiental. Além disso, o aplicativo também testa uma inteligência artificial que indica onde há uma estação de recarga para veículo elétrico por perto.

Rotas sustentáveis

A primeira das novidades do Google Maps é um teste que sugere alternativas mais sustentáveis sempre que alguém pesquisa por uma rota. Disponível em 15 cidades (como Amsterdã na Holanda, Barcelona e Madri na Espanha, Roma na Itália e Paris na França), a função indica opções do mesmo trajeto a pé ou usando um transporte público.

Continua após a publicidade

Ainda não há qualquer cidade brasileira participando deste teste.

Quem pesquisa por um trajeto de longa distância na Busca do Google também vai ver opções alternativas de ônibus rodoviário, por exemplo. Essa função está disponível no Brasil.

Posto de eletricidade

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outra novidade anunciada pelo Google é o uso de inteligência artificial e avaliações feitas pelos usuários para mostrar estações de recarga de veículos elétricos nas proximidades.

Essa novidade inclui ainda informações em trajetos de longa distância, uma função útil para facilitar o planejamento do trajeto entre dois pontos distantes em um carro movido a eletricidade.

Segundo o Google, essa função será liberada ao longo dos próximos meses em todo o mundo nos veículos que trazem o Android Automotive instalado de fábrica.

Além do Maps, o Google Travel — plataforma de viagens do Google — vai indicar quando hotéis possuírem sistemas de recarga veicular.