Google Maps terá modo de economia de bateria, mas há um porém
Por João Melo |

Motoristas que utilizam o Google Maps agora têm a opção de usar o app com um recurso de economia de bateria, que exibe apenas informações essenciais no mapa. No entanto, a nova funcionalidade está disponível apenas para modelos de smartphone da linha Pixel.
- Gemini chega ao Google Maps para você definir suas rotas com IA
- Play Store vai te avisar se um app para Android gasta muita bateria
O recurso é importante porque o Maps é um aplicativo que costuma consumir bastante energia dos celulares — o que pode se tornar um problema quando o condutor depende do dispositivo para seguir uma rota e chegar ao destino.
Como o recurso funciona
Disponível somente no Modo de Direção do Google Maps — sem compatibilidade com outros tipos de navegação, como a pé ou de bicicleta —, o modo de economia de energia exibe um mapa simples e de baixo consumo na tela de bloqueio do smartphone.
Esse mapa mostra apenas as informações mais relevantes ao motorista, como as próximas mudanças de direção e o horário estimado de chegada. O recurso funciona apenas com o celular posicionado na vertical.
Quando o condutor chega ao destino, o modo de economia é automaticamente desativado, e o aplicativo retorna à versão completa.
“Em comparação com o uso padrão do Google Maps, o modo de economia de energia pode aumentar significativamente a duração da bateria do celular”, destaca o Google em sua página de suporte.
Acesso limitado
Apesar da utilidade, o recurso está disponível apenas para um grupo restrito de aparelhos. Segundo o Google, apenas os modelos Pixel 10, Pixel 10 Pro, Pixel 10 Pro XL e Pixel 10 Pro Fold contam com a funcionalidade.
A big tech ainda não informou se pretende liberar o modo de economia de energia para outros dispositivos.
Leia também:
- Google Maps usa IA para identificar lugares em imagens; veja como funciona
- Cristo Redentor e mais: Google Maps lista os locais mais fotografados do Brasil
- Como consultar ou descobrir um CEP no Google Maps
VÍDEO: Google Maps: Aprenda a Editar DIREITO (Sem Pernambuco em Pé!)