Publicidade

Google Maps tem interface piorada em versão de testes no Android

Por| 04 de Fevereiro de 2021 às 14h15

Link copiado!

Deepanker Verma/Pixabay
Deepanker Verma/Pixabay

O Google Maps sempre se provou útil por ser uma poderosa ferramenta não só para localização, mas também de planejamento. O app do Google calcula, com certa precisão, quanto tempo leva para o usuário se deslocar para o lugar desejado, dispondo essas informações direto na tela. Entretanto, aparentemente a companhia pretende “limpar” a interface do programa, e o resultado pode não ser tão intuitivo quanto o ideal.

Google Maps aprimora Street View para visualização em tela dividida no Android
5 funções do Google Maps que são pouco conhecidas
Google Maps informará sobre lotação de ônibus e metrô no Brasil

Flagrado pela equipe do XDA-Developers, a interface do Google Maps estaria sendo retrabalhada nos bastidores, agora dando mais espaço para a visualização do mapa na parte superior — na área próxima das localizações de origem e destino — e levando as opções de deslocamento para um cartão inicialmente minimizado na tela principal.

Mais especificamente, os botões e tempo estimado de cada tipo de viagem foram realocados para um cartão expansível localizado na parte inferior. Para analisar cada trajeto, o usuário precisaria puxar a seção arrastando a barra de baixo para cima, selecionar alguma das opções e voltar para o mapa para ver o novo caminho. Se somados, a alteração implica em duas ou mais ações para acessar uma informação antes disposta já na tela principal, e a quantidade de animações que envolvem a navegação tornariam o processo ainda mais demorado e sujeito a atrasos

Continua após a publicidade

Na prática, isso pode incomodar a base de usuários do aplicativo acostumada com a disposição dos botões (e do tempo estimado de viagem) localizados na parte superior. A versão repaginada faz sentido e está de acordo com a identidade dos outros apps do ecossistema Google, mas pode não ser tão boa para apresentação de informações e, de fato, ser menos intuitiva do que a disposição.

Por sorte, as mudanças não são permanentes e podem passar por alterações. Se o Google pretende deixar o mapa mais visível, seria interessante que considerasse apenas “descolar” os botões do bloco superior e retrabalhar sua apresentação. Dessa forma, pelo menos, o aplicativo não deixaria de exibir as estimativas direto na tela principal e preservaria o acesso rápido aos modos de deslocamento.

Já que ainda está em testes, não há previsão para a liberação das alterações, mas as mudanças serão feitas através de uma atualização e não tão discretamente quanto a liberação do Street View em tela dividida, provavelmente.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA-Developers