Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps deixará você corrigir estradas manualmente com "desenhos" nos mapas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Março de 2021 às 10h05

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Embora o Google Maps seja uma ferramenta alimentada por imagens de satélite, as informações que ele contém nem sempre são as mais atualizadas. Para contornar essa deficiência e poupar o trabalho da equipe interna, a companhia passa a se apoiar em alterações fornecidas pela comunidade com o recurso chamado “drawing” (desenhar, em tradução livre), que dá “o poder da edição” aos usuários para ligeiras correções.

A adição vai além da simples marcação do início de uma estrada ou local ainda não catalogado. No “drawing”, o usuário pode traçar uma linha sobre uma rota e dar a ela um novo nome, excluí-la ou corrigir a sua orientação para o cálculo de trajetórias.

Continua após a publicidade

Logicamente, o Google não deixa as alterações correrem solta pela plataforma; sempre que a ferramenta for utilizada, a correção desenhada não passa de uma sugestão. Ela será enviada para análise — processo que pode durar até 7 dias —, para só depois ser inserida no mapa.

O Google se mantém atento aos perigos que a colaboração da comunidade pode causar. Ao fornecer a sugestão, a companhia alerta que não espera que trilhas para bicicletas sejam marcadas como estradas, já que o tráfego é restrito aos veículos menores, e avisa de antemão que estradas sugeridas com a intenção de ferir indivíduos não serão aceitas — mas não comentou sobre penalidades aos usuários responsáveis pela correção mal-intencionada.

Quanto mais, melhor

Outra adição importante é a possibilidade de associar fotos aos ambientes visitados. Atualmente, a ferramenta já existe, mas implica na criação de uma avaliação sobre o local, algo que pode não ser a intenção do usuário que pouco experienciou o serviço ou só estava de passagem.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a novidade está contida na aba “Updates”, dentro da visualização de algum estabelecimento. De lá, o usuário pode conferir as fotos compartilhadas por outras pessoas, assim como fornecer os próprios registros do lugar. As fotografias podem ser acompanhadas por uma breve descrição ou publicação online e não há limite para a quantidade de arquivos.

A adição de fotos no Google Maps é uma novidade atualizada por servidor, portanto sua distribuição é feita gradativamente entre os usuários do mundo todo. Enquanto isso, o “drawing” tem lançamento previsto para “os próximos meses” e chegará à 80 países. Em contato com o Google, o Canaltech questionou se a ferramenta alcançará os usuários brasileiros e atualizará a matéria assim que houver uma resposta.

Fonte: Google