Publicidade

Google Maps amplia busca com a câmera em São Paulo e Rio de Janeiro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2023 às 10h04

Link copiado!

Henry Perks/Unsplash
Henry Perks/Unsplash

O Google Maps ampliou o serviço de busca com a câmera para 50 novas cidades ao redor do globo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. O recurso RA de Maps, antes conhecido como Busca com Live View, a função que utiliza o Lens permite explorar as cidades através de uma experiência de realidade aumentada com a câmera do celular.

Essa visão imersiva utiliza inteligência artificial para computar milhões de dados e imagens e apresentar aos usuários informações em tempo real sobre as condições do local — incluindo previsão do tempo, tráfego nas estradas e qualidade do ar.

O recurso oferece ainda direcionamento sobre os melhores trajetos com indicações de estabelecimentos como restaurantes, cafés e lojas para conhecer no caminho, além de incluir pontos de referência das cidades para ajudar na orientação.

Continua após a publicidade

Buscas visuais e resultados temáticos no Maps

A companhia apresentou também novas funções no aplicativo de mapas que visam ajudar a explorar novos locais, planejar viagens, conhecer estabelecimentos e ver dicas de passeio.

Busca Visual

Continua após a publicidade

O recurso de busca visual no Google Maps utiliza aprendizado de máquina e recorre a insights da comunidade do aplicativo para sugerir atividades e experiência com base em referências visuais.

A função permite realizar buscas como “arte de rua” ou “melhores praias” e obter uma relação com fotos e locais que apresentam o tema pesquisa na região.

A novidade chega para alguns países para iOS ainda em outubro e para Android a partir de novembro, mas não há previsão de lançamento para o Brasil.

Continua após a publicidade

Resultados temáticos

O Maps também investiu em uma nova forma de organizar as buscas. Os resultados agora serão agrupados por tema para ajudar as pessoas a ter uma melhor experiência ao explorar locais para comer e outras atividades.

Na prática, se uma pessoa estiver viajando para Tóquio, por exemplo, e pesquisar por “coisas para fazer”, ela terá sugestões de lugares temáticos como “anime”, “flores de cerejeira” ou “exposições de arte”. Para ver mais informações sobre esses locais, basta clicar no site, e ela ainda poderá salvar as opções em uma lista para consultá-las posteriormente.

Continua após a publicidade

Os resultados com temas de atividade e comida serão lançados globalmente no Android e iOS nas próximas semanas.

Viagens com carros elétricos

O Google Maps ampliou também os serviços para condutores de carros elétricos. Agora as pessoas terão a possibilidade de verificar se um carregador é compatível com o tipo de carregador do seu carro, saber quando foi a última vez que utilizou uma estação de carregamento ou entender a velocidade de carregamento disponível em cada lugar (rápida, média ou lenta).

Além disso, as empresas poderão exibir informações sobre suas estações de carregamento de veículos elétricos em tempo real por meio da API do Google Places na plataforma do Google Maps.

Continua após a publicidade

Essas atualizações começaram a ser implementadas esta semana em 17 países como Espanha, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França, Itália e Austrália, entre outros, e estará disponível em breve globalmente para iOS e Android.