Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança sistema de transcrição de voz totalmente offline para o Gboard

Por| 13 de Março de 2019 às 07h59

Link copiado!

Google lança sistema de transcrição de voz totalmente offline para o Gboard
Google lança sistema de transcrição de voz totalmente offline para o Gboard
Tudo sobre Google

Durante as últimas atualizações do Gboard para Android, a Google tem prometido a implantação de um sistema de transcrição de voz mais rápido e que funcionasse sem estar conectado à internet. E, pelo jeito, esse dia finalmente chegou.

A empresa anunciou nesta terça-feira (12) uma nova atualização para o teclado que introduz um sistema neural de reconhecimento de voz que consegue detectar a fala do usuário e transcrevê-la em texto, em tempo real, sem a necessidade de uma conexão com a internet — o que por si só já torna toda a operação mais rápida, pois elimina os atrasos causados pela latência de rede.

Ao apertar o botão de microfone no canto superior direito do teclado, o novo sistema passa a transcrever automaticamente tudo o que o usuário disser, digitando em tempo real, letra por letra, cada palavra ditada —exatamente como se fosse um usuário humano que estivesse escrevendo a mensagem. Além disso, o novo sistema de transcrição ocupa bem menos espaço de armazenamento no aparelho: enquanto as versões anteriores poderiam ocupar até 2 GB, a atual exige apenas 85 MB.

Continua após a publicidade

A Google ainda revela que a criação do sistema só foi possível devido aos avanços recentes nas tecnologias de IA, que permitem fundir diversos componentes de reconhecimento de fala para se criar um único mapa neural capaz de transformar um sinal de onda sonora em seu respectivo equivalente em forma de texto.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para os aparelhos da linha Pixel (Pixel 3, Pixel 2 e o Pixel original) e só funciona em sistemas configurados em inglês dos Estados Unidos, mas tudo indica que a Google logo deverá disponibilizar essa ferramenta para mais idiomas.

Fonte: 9to5Google