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Google Lens já reconhece mais de 1 bilhão de produtos

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Google Lens já reconhece mais de 1 bilhão de produtos
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A Google vem mostrando amplo crescimento em suas pesquisas com inteligência artificial, a ponto de se gabar de algumas conquistas recentes no setor: em um post publicado no blog corporativo da empresa, a gigante da internet anuncia que o Google Lens, serviço de comparação de preços e mercadorias, já reconhece mais de 1 bilhão de produtos.

O valor é quatro vezes maior do que as capacidades do recurso em 2017, de “apenas” 250 milhões aproximados. Atualmente, o Google Lens é alimentado diariamente por uma base de dados reforçada pela TensorFlow, uma framework de machine learning que roda a internet em busca de imagens de base referencial. Contudo, o post informa que o serviço já tem maior facilidade no reconhecimento de fotos tiradas por câmeras de smartphone.

Aparna Chennapragada, vice presidente do Google Lens e de Realidade Aumentada da Google, especula maiores possibilidades para o futuro: “Eu passei a última década liderando times que construíram produtos que usam a inteligência artificial para ajudar as pessoas em suas rotinas diárias, como a Busca, o Assistente e o Lens. A cada momento, nós dependemos da nossa visão para sentir o que nos envolve, lembrarmos de todo o tipo de informação e explorar o mundo ao nosso redor... vejo a câmera abrindo toda uma sorte de novas oportunidades para a descoberta de novas informações e assistência”.

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Além de produtos e comparativos de preço, o Google Lens pode reconhecer caracteres impressos por meio de uma engine óptica que lhe confere habilidades como ler e destacar um cartão de visitas ou reconhecer os símbolos e logomarcas de produtos.

O ano de 2018 marcou diversas inovações para o Google Lens: em maio, durante a conferência I/O da Google, a empresa mostrou um sistema de análise em tempo real que superimpõe pontos de reconhecimento tátil em alguns elementos capturados pela câmera, sem a necessidade de bater uma foto. Basta apontar a lente e as informações já aparecem. Mais recentemente, a Google inseriu o Lens no iOS da rival Apple por meio de seu app oficial, além de redesenhar a experiência de usuário e o design do recurso.

Para o futuro, Chennapragada quer apostar ainda mais em melhorias trazidas pela inteligência artificial: “Acredito que estamos entrando em uma nova fase da computação: uma era da câmera, se preferir. Está tudo chegando ao mesmo tempo — um ritmo impressionante de progresso na IA e machine learning; hardwares mais poderosos e mais baratos graças à escala de telefones móveis; e bilhões de pessoas usando suas câmeras para ‘favoritar’ os momentos da vida, grandes ou pequenos”.

Fonte: The era of the camera: Google Lens, one year in