Publicidade

Google lança novo app de mensagens para bater de frente com o iMessage

Por| 20 de Abril de 2018 às 10h36

Link copiado!

Google lança novo app de mensagens para bater de frente com o iMessage
Google lança novo app de mensagens para bater de frente com o iMessage
Tudo sobre Google

Já não é de hoje que a Google tenta emplacar um serviço de comunicação. A empresa já fez várias tentativas de oferecer a melhor plataforma de mensagens, e alguns aplicativos ainda estão aí no mercado independentemente de seu sucesso. A ideia é tentar superar o que o iMessage da Apple trouxe para seus usuários, mas nenhuma proposta chegou perto, ao menos por enquanto. Todavia, pode ser que esse cenário mude agora que a Gigante de Buscas está padronizando um modelo de envio e recebimento de mensagens chamado Chat.

O que chama a atenção para o amplamente elogiado iMessage da Apple é sua simplicidade e execução, além do suporte a diferentes recursos populares de mensagens instantâneas, tais como conteúdo multimídia avançado, games e até mesmo o modelo antigo de troca de mensagens (SMS) caso a situação pedir. Além de oferecer todas estas funções, o aplicativo executa tudo em segundo plano.

Todos os aplicativos de comunicação da Google, inclusive, possuem recursos semelhantes, então não é difícil que a companhia consiga se equiparar à Apple nesse quesito. Todavia, existe um aspecto que vai contra tudo que Mountain View prega: a Apple controla tudo referente a suas criações, sem permitir sugestões ou melhorias feitas por terceiros.

Xeque-mate à vista

Continua após a publicidade

Por outro lado, a estratégia da Google é interessante. A companhia está tentando criar um novo padrão industrial ao invés de jogar por conta própria diretamente contra a Apple. Esse padrão, chamado de Rich Communication Services (RCS), forneceria todos os recursos comuns existentes em serviços de mensagens, mas ainda ofereceria o SMS como um método reserva – assim como ocorre com o iMessage.

Contudo, como esse padrão vai ser implementado a nível da rede, todos poderiam usá-lo e não apenas a Gigante de Buscas ou usuários Android. Tudo depende de como as operadoras irão implementar o padrão e dos apps que o adotarão. Mesmo assim, considerando os nomes que apoiam o RCS e o Chat, o futuro parece promissor – até porque, se o padrão realmente decolar, até mesmo a Maçã terá de implementar o Chat para ser compatível com todos os outros.

Fonte: The Verge