Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança aplicativo que permite usar o celular só por comandos de voz

Por| 05 de Outubro de 2018 às 23h20

Link copiado!

9to5Android
9to5Android
Tudo sobre Google

A Google lançou no início desta semana um aplicativo que irá ajudar pessoas com problemas de movimento a controlar seus dispositivos móveis com mais facilidade.

Chamado de Voice Access, o aplicativo permite que os usuários naveguem pelos apps do aparelho, escrevam e editem textos, e se conectem ao Google Assistente utilizando apenas comandos de voz. Os usuários também poderão usar a voz para acessar comandos mais específicos, como apertar botões e ajustar controles de configuração dentro de aplicativos, além de navegar por diferentes telas e abas dentro deles.

O Voice Access funciona definindo números para as áreas com as quais ele consegue interagir, e o usuário deve então dizer esses números para escolher quais são as áreas e aplicativos que quer acessar. O programa também já possui uma série de comandos pré-programados, como “delete the line” para deletar a linha de um texto, “undo” para desfazer uma mudança ou “stop listening”, que indica ao programa que a mensagem que estava sendo ditada chegou ao fim. A página de suporte do Google já possui uma centena de comandos listados, incluindo alguns usados para modificar configurações específicas do telefone.

Continua após a publicidade

Ainda que a Google afirme que o desenvolvimento do app foi feito pensando em pessoas que possuem doenças como Parkinson, esclerose múltipla, artrite e lesões na medula espinhal, a empresa admite que ele também pode ser bastante útil para qualquer pessoa que queira usar o celular sem usar as mãos.

Exclusivo para aparelhos Android, por enquanto o Voice Access consegue reconhecer apenas comandos em inglês, mas a Google já garantiu que irá adicionar mais línguas em atualizações futuras.

Fonte: The Verge