Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google investe em privacidade e segurança ao lançar novos recursos

Por| 02 de Outubro de 2019 às 15h55

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (2), o Google trouxe à tona novos recursos em suas plataformas que almejam fornecer mais privacidade e segurança aos usuários. Essas ferramentas incluem modo anônimo no Maps, auto-deletar no YouTube e controle de privacidade no Google Assistente. O anúncio foi feito no Google Blog, que é destinado às notícias da empresa.

"No início deste ano, lançamos outras formas de facilitar a proteção de dados para milhões de usuários: controles simples de acessar, novas maneiras de usar aplicativo no modo Anônimo e opções que permitem apagar dados automaticamente, como Histórico de Localização, buscas e outras atividades no Google. Esperamos que, ao tornar esses recursos e controles mais consistentes em nossos principais produtos, eles ficarão mais intuitivos e fáceis de usar. Hoje, anunciamos mais novidades buscando atingir esse objetivo", escreveu a empresa, no comunicado feito em seu blog.

Modo Anônimo no Google Maps

Continua após a publicidade

O modo anônimo foi lançado em 2008, mas só neste ano está se expandindo ao Google Maps. Foi no início deste ano, inclusive, que o recurso chegou ao YouTube. Quando o usuário ativa o modo anônimo no Google Maps, atividades como locais pesquisados não serão salvas na Conta do Google, nem usadas para personalização.

Para ativar o modo Anônimo, o usuário precisa clicar na foto do perfil, e se quiser recomendações de restaurantes, informações sobre o trânsito a caminho do trabalho e outros recursos sob medida, é só desativar o modo anônimo. O recurso será lançado para Android nas próximas semanas, e o Google disse que em breve chegará ao iOS.

Auto-deletar no YouTube

Continua após a publicidade

O recurso permite apagar automaticamente o histórico de navegação no YouTube. Isso inclui tudo o que o usuário pesquisa e digita quando navega, bem como gravações de voz. O usuário precisa apenas estabelecer o período – apagar dados com mais de 3 ou 18 meses, à semelhança do Histórico de Localização – e o resto é feito de maneira automática mesmo.

Controle de privacidade no Google Assistente

A partir de agora, sempre que o usuário disser “Ok, Google. Como você garante a segurança dos meus dados?”, ele vai oferecer informações sobre a empresa está fazendo para proteger a privacidade e a segurança dos dados da pessoa. Além disso, nas próximas semanas, será possível deletar conversas da conta acionando apenas o comando de voz. Não será preciso ativar esses recursos: eles vão funcionar automaticamente e terão uma configuração padrão para todos os usuários. Caso você peça para o Assistente deletar mais de uma semana de conversas, ele vai abrir diretamente a página das configurações que permite completar essa solicitação. Essas funcionalidades serão lançadas em inglês nas próximas semanas, mas o Google garante que estarão disponíveis nos demais idiomas em breve.

Checkup de senhas

Continua após a publicidade

O Checkup de Segurança identifica possíveis ameaças à Conta do Google – golpes do tipo phising ou aplicativos que não sejam seguros e estejam conectados à sua Conta. Isso serve para orientar a segurança do usuário. Agora, basta um clique para que o Checkup de Senhas avise ao usuário sobre senhas fracas, reutilizadas ou que já tenham sido expostas a algum tipo de violação.

Fonte: Google Blog