Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google implementa Web Stories no app de Android e iOS; veja como encontrar

Por| 06 de Outubro de 2020 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou uma novidade para o buscador a partir das 13h dessa terça-feira (6): o Web Stories estará disponível no Discover. Usuários de Brasil, EUA e Índia poderão encontrar o carrossel de Stories ao abrir o app do Google no Android e iOS.

O Web Stories é um tipo de conteúdo visual bastante parecido com os Stories do Instagram, que aposta mais nas imagens do que no texto para passar informação. Para navegar por eles, basta tocar em um Story no carrossel para abrir em tela cheia, e aí tocar para avançar para a próxima página ou deslizar para trocar de história.

Essas postagens já estavam disponíveis nos resultados de busca feitos em dispositivos móveis no mundo todo. A novidade é que agora passam a ser mostradas também no Discovery, uma espécie de página de sugestões do aplicativo do Google que você pode ver ao abri-lo em seu celular.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, esse conteúdo é “uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações”. Atualmente mais de 2.000 sites já publicam esse tipo de conteúdo e foram indexados pelo buscador.

Como funciona

De acordo com o Google, qualquer um pode criar as Web Stories, seja um criador individual ou uma empresa produtora de conteúdo. Há diversas ferramentas para produzir a história, que usam sistemas como “arrastar e soltar”, que podem ser utilizadas em computadores ou celulares. Dá para inserir imagens, textos e até links, e é fácil também monetizar as Web Stories.

Entre as ferramentas de criação recomendadas pelo Google estão o plugin Web Story para Wordpress, MakeStories e NewsroomAI. A Gigante das Buscas também criou um site e fez uma série no YouTube (em inglês) para ensinar os criadores de conteúdo a produzirem as histórias.

Continua após a publicidade

Você já produziu ou consumiu uma Web Story antes? Conta pra gente nos comentários suas impressões sobre esse tipo de conteúdo.