Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive poderá armazenar e abrir arquivos criptografados

Por| 11 de Novembro de 2020 às 08h10

Link copiado!

Mitchell Luo
Mitchell Luo
Tudo sobre Google

O número de ataques cibernéticos só aumenta, e, ao mesmo tempo, é cada vez mais comum que a nuvem seja o local primário utilizado pelos internautas para armazenar seus arquivos mais importantes. Juntando essas duas tendências, o Google pode estar prestes a lançar um recurso em sua plataforma Drive que poderá se tornar seu maior diferencial perante o competitivo mercado de serviços de armazenamento na nuvem.

O pessoal do site XDA Developers analisou o código fonte da mais recente compilação do app oficial do Google Drive para Android — a versão 2.20.441.06.40 — e identificou diversas linhas fazendo menção a uma futura compatibilidade com documentos criptografados. É difícil dizer, com exatidão, como o sistema funcionará, mas é possível dar alguns palpites com base nas frases vazadas.

Continua após a publicidade

Possivelmente o Drive permitirá que você criptografe seus arquivos na nuvem, descriptografando-os somente quando for necessário abri-los ou baixá-los para execução local no smartphone. Isso garantiria que toda a sua biblioteca permanecesse segura mesmo caso um criminoso cibernético consiga invadir a sua conta Google, já que ele não conseguiria abrir suas fotos, textos ou vídeos.

Também não está claro como será feita a autenticação do usuário, que deve depender de algum fator adicional além dos clássicos e-mail e senha. Vale lembrar que, atualmente, a única forma de adicionar uma camada extra de proteção em seus arquivos do Drive é utilizando plugins desenvolvidos por terceiros; ademais, só o Dropbox possui um recurso similar, mas sendo limitado a determinados tipos de arquivos.

Fonte: The Next Web