Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos vai liberar ferramentas de edição com IA para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Abril de 2024 às 18h20

Link copiado!

Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

O Google anunciou, nesta quarta-feira (10), que vai liberar gratuitamente o acesso às ferramentas avançadas de edição com IA do app Fotos. Os recursos estavam disponíveis apenas mediante assinatura do serviço Google One, com valor a partir de R$ 7,99 por mês.

A partir do dia 15 de maio, todas as pessoas poderão usar as funções do Magic Erase, Photo UnBlur e Portrait Light sem necessidade de assinatura, desde que possuam aparelhos compatíveis com os requisitos das ferramentas.

Ferramentas de IA no Google Fotos

Continua após a publicidade

As ferramentas de IA do Google Fotos permitem ajustar a iluminação de fotos, corrigir borrões e apagar objetos ou pessoas das imagens.

O Magic Erase (ou borracha mágica) facilita a remoção de elementos das fotos com a simples seleção da área ocupada pela pessoa ou objeto. O Photo UnBlur permite salvar registros borrados, enquanto o Portrait Light equilibra a exposição da luz e a projeção das sombras.

Segundo a companhia, a disponibilidade das ferramentas pode variar de acordo com o aparelho. O Google informa que “o dispositivo deve ser um Chromebook Plus com ChromeOS versão 118+ ou ser um celular Android 8 ou iOS 15 ou superior com pelo menos 3 GB de RAM”.

E o Magic Editor?

A Big Tech anunciou ainda que o recurso Magic Editor — com funções mais avançadas de edição com IA — também será disponibilizado para os sistemas Android e iOS, mas com uma limitação.

Na versão gratuita, cada pessoa poderá salvar 10 fotos por mês com uso da IA. Além desse limite, será necessário assinar um plano do Google One a partir do pacote com 2 TB de armazenamento.

Porém, donos de aparelhos Pixel não terão essa restrição de uso do Magic Editor. A ferramenta foi lançada no ano passado com exclusividade para os modelos Pixel 8 e Pixel 9 Pro, e, a partir de 15 de maio, será disponibilizada sem custo adicional para todos os celulares Pixel.

Continua após a publicidade

A IA permite fazer várias alterações avançadas nas imagens. “Usando IA generativa, o Magic Editor facilita a realização de edições complexas de fotos com ações simples e intuitivas, como reposicionar objetos ou mudar o céu de cinza para azul”, explica o Google no comunicado.

O Magic Editor foi apresentado no Google I/O 2023 como uma IA “mágica” para edição no Google Fotos.