Google Fotos ganha ferramenta que ajuda a encontrar fotos em galerias lotadas

Google Fotos ganha ferramenta que ajuda a encontrar fotos em galerias lotadas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Novembro de 2021 às 15h20
Divulgação/Google

O Google Fotos é mais do que uma simples galeria e mesmo que não tenha mais o backup infinito nos servidores do Google, ainda é interessante ter o app no celular para ter recursos modernos para fotos. Em uma adição recente, o programa passou a facilitar a busca por registros salvos no armazenamento a partir de um arquivo.

A função foi flagrada primeiro por usuários do canal Google News, no Telegram. A ferramenta é um novo botão dentro do menu de opções de uma foto no aplicativo intitulado “more like this” (ou “fotos semelhantes” em tradução literal).

Botão ajuda o usuário a encontrar fotos semelhantes salvas na galeria (Imagem: Reprodução/Android Police)

Através do recurso, dá para encontrar arquivos semelhantes ou relacionados à foto em destaque a partir da galeria, o que vem a calhar principalmente quando há muitos registros salvos no celular. Uma foto de paisagem leva o resultado para outras paisagens; comidas mostram outros preparos; cliques de animais mostram outros pets e por aí vai.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Deve ter pitadas de inteligência artificial

Não se sabe exatamente como a ferramenta funciona, mas é provável que incorpore um pouco dos tradicionais recursos de inteligência artificial do Google Fotos, assim como recursos da poderosa barra de pesquisa do app. Vale ressaltar que o mecanismo de busca do aplicativo é bem avançada e entrega resultados bem precisos com base em tema, data, integrantes da foto, localização e muito mais.

A liberação desta função parece acontecer gradativamente, como sempre, então não se espante se não tiver o recurso ainda no seu celular. Embora não existam formas para acelerar a chegada da função, vale deixar o app atualizado e pronto para recebê-la — verifique na App Store e na Play Store.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.