Google Fotos está corrompendo e "manchando" imagens antigas, reclamam usuários
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Usuários do Google Fotos começaram a reclamar de imagens antigas corrompidas pelo serviço. No fórum de suporte do Google e no Reddit, dezenas de pessoas relataram que várias fotos passaram a exibir linhas aleatórias, pixels ausentes ou pontos brancos e pretos.
- Google Fotos vai renomear função importante para torná-la mais explicativa
- Como era a internet há 10 anos?
Esses "artefatos" surgem de modo randômico, o que fez surgir a teoria de corrompimento das fotos, como se alguns dados estivessem ausentes. Esse tipo de erro é bem comum quando a transferência é interrompida no meio, fazendo com que imagens e vídeos apresentem resultados incompletos ou falhados.
Veja como ficam as imagens:
Segundo os relatos, a maioria das imagens afetadas foram carregadas entre 2013 e 2015. A parte boa é que muitas falhas foram automaticamente corrigidas para algumas pessoas, mas ainda há muitas sem solução.
Como corrigir as imagens do Google Fotos?
Aparentemente, a correção pode ser mais simples do que se imagina, já que o erro está atrelado à exibição do aplicativo Fotos. Limpar o cache e reabrir imagens afetadas é suficiente para fazer as imagens serem mostradas sem erros.
Isso deve deixar muita gente tranquila ao saber que a imagem original segue disponível nos servidores do Google. Para os que ainda tem problemas com imagens recheadas de artefatos, uma solução é tentar baixá-las ou trocar de pasta para ver se resolve.
O Google Fotos não disse o que pode ter causado nem se já corrigiu o problema. A melhor dica para casos assim é criar cópias de segurança em outros serviços, assim você garante que suas memórias estarão seguras em múltiplos lugares. A recomendação é válida também para documentos, vídeos e arquivos relevantes para você, afinal nunca se sabe o que pode ocorrer na nuvem.