Publicidade

Google Fotos agora permite definir limite de uso de dados móveis para backup

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google Fotos não mais permite desabilitar o backup de vídeos enquanto estiver usando o plano de dados do celular. No lugar, o aplicativo deixa definir um limite de banda que poderá ser usada para sincronizar os arquivos com o armazenamento em nuvem quando não houver conexão Wi-Fi.

Segundo o site 9to5Google, esse novo modelo da página “Uso de dados móveis” no menu de configurações do Fotos estreou na Índia e esta semana começou a ser distribuído para o resto do mundo — já chegou aqui na redação do Canaltech.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O usuário pode escolher limites diários entre 5 MB, 10 MB ou 30 MB em Configurações > Backup e sincronização > Uso de dados móveis. Para desligar a sincronização basta selecionar a opção "Não usar dados", mas se o backup deve acontecer sem restrições, aí resta a alternativa "Ilimitado".

Logo abaixo, é possível decidir também se o backup de arquivos pode acontecer enquanto o celular estiver em roaming, isto é, quando a linha do aparelho é ativada fora da área de cobertura e usa uma rede complementar para acessar a internet. Normalmente, esse serviço gera cobranças adicionais e, por isso, é interessante manter o consumo mais controlado.

Ficou melhor para o usuário?

Escolher a quantidade máxima de dados móveis que podem ser consumidos diariamente para o backup de arquivos do Google Fotos é mais objetivo do que segmentar a galeria entre fotos e vídeos. O antigo modelo partia do princípio de que vídeos tendem a ocupar mais espaço do que cliques estáticos, mas se o usuário fizer vários registros, o plano de dados pode facilmente se esgotar.

Portanto, a nova opção não só ajuda o usuário a evitar surpresas no fim de um dia cheio de novas fotos, como também permite que vídeos sejam armazenados na nuvem se estiverem dentro do limite definido. No mais, quando o limite for atingido, é só se conectar a uma rede Wi-Fi para ter todas as mídias sincronizadas com o Google.

Vale ressaltar que a nova opção só aparece no Android. Sendo assim, usuários de iPhone ainda podem escolher se vídeos podem ser sincronizados com a nuvem enquanto conectados via dados móveis.

Atualização é liberada gradativamente

Assim como qualquer outra atualização de app Google, essa novidade do Google Fotos deve ser distribuída gradativamente entre usuários. Se você tem o aplicativo baixado no celular, vale conferir se ele está na versão mais recente disponível na Play Store.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*