Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Files deve ganhar recurso "Pasta Segura" para proteger arquivos em breve

Por| 13 de Junho de 2020 às 14h00

Link copiado!

9to5Google
9to5Google
Tudo sobre Google

Lançado no final de 2017 pela Google como o gerenciador de arquivos oficial do Android, o Files é um aplicativo multifacetado, já que conta com vários recursos como liberar espaço no dispositivo, encontrar documentos com mais facilidade e o compartilhamento entre dispositivos, por exemplo.

Segundo informações do XDA Developers, que descompilou a versão mais recente do app disponível na Play Store (1.0.315) e através das linhas de código encontrou algumas dicas sobre recursos futuros, em breve a funcionalidade "pasta segura" deve se juntar à lista, ocultando e protegendo arquivos através de um PIN de acesso com 4 dígitos.

Como é possível observar pelas imagens abaixo, o novo botão "Pasta segura" aparece disponível na seção "Categorias" da guia "Procurar". É possível mover os arquivos selecionando um ou mais deles e escolhendo “Mover para pasta segura” através do menu.

Continua após a publicidade

Código-fonte indica segurança por criptografia

No processo há um aviso para que a senha seja de fácil memorização (data de aniversário não vale, ok?) e uma vez que em caso de esquecimento os arquivos não poderão ser acessados novamente, indicando assim que há um processo de criptografia e, portanto, também estão protegidos ao acesso não autorizado por outros aplicativos.

Continua após a publicidade

Contudo, em caso de desinstalação do Google Files os arquivos ocultos na pasta segura não serão excluídos, já que ficam armazenados em uma pasta chamada “.FilesByGoogle” localizado no diretório raiz de armazenamento do dispositivo. A ferramenta ainda não está disponível para os usuários da versão mais recente do aplicativo, mas isso não deve demorar para acontecer.

Vale lembrar aqui que essa solução não chega a ser uma novidade, já que a Samsung há bastante tempo oferece um recurso semelhante em seus dispositivos.

Fonte: XDA Developers