Publicidade

Google Family Link pode bloquear o celular de jovens durante o horário de aula

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google anunciou um novo recurso de controle parental chamado School Time (“Horário escolar”, em tradução livre), adicionado ao Family Link. A novidade bloqueia o acesso ao celular Android dos filhos enquanto estiverem no horário das aulas escolares. 

O bloqueio não é totalmente restrito: os pais ainda podem configurar contatos de emergência e alguns aplicativos que podem ser usados no período, como o telefone e a calculadora. O resultado é parecido com o modo de Foco do Android, mas pode ser ativado via Family Link e personalizado para o cronograma escolar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando a ferramenta está ativa, o celular mostra uma notificação na tela sobre o School Time, informa até quando o aparelho fica bloqueado e traz uma pequena aba para acessar os apps liberados. A ferramenta foi lançada neste ano para os smartwatches Fitbit Ace LTE e vai chegar a celulares e tablets Android até o ano que vem.

Ainda não há confirmação sobre a distribuição em cada país. O Canaltech entrou em contato com o Google para obter mais informações sobre a chegada ao Brasil, mas ainda não teve resposta até a publicação desta matéria.

Mais novidades de controle parental

A Gigante de Mountain View também revelou outros recursos para monitorar a rotina digital de crianças e adolescentes. O YouTube vai receber uma atualização para vincular as contas de pais, mães e filhos na plataforma, o que ajuda a acompanhar a atividade dos menores de idade — a ferramenta deve ser lançada até o final do ano.

O Family Link foi atualizado para incluir a supervisão em todas as faixas etárias disponíveis, com o objetivo de aumentar a flexibilidade de pais e mães no controle de conteúdo. Por fim, o Google ativou todos os mecanismos de segurança por padrão para menores de 18 anos, como habilitar o SafeSearch e interromper a reprodução automática do YouTube.

Você também pode conferir um guia do Canaltech para ajustar celulares e apps para uma criança.