Publicidade

Google explica por que YouTube, Gmail e outros serviços ficaram fora do ar

Por| 14 de Dezembro de 2020 às 15h25

Link copiado!

Google explica por que YouTube, Gmail e outros serviços ficaram fora do ar
Google explica por que YouTube, Gmail e outros serviços ficaram fora do ar
Tudo sobre Google

Na manhã desta segunda-feira (14), todos os serviços e ferramentas do Google ficaram fora do ar por quase uma hora. De acordo com um porta-voz da empresa, problema ocorreu devido a uma falha do sistema de login dos usuários.

Em mensagem enviada ao Canaltech, a empresa explicou o motivo da queda por quase uma hora. A nota afirma que houve um erro no sistema de login os usuários, consequência de um problema interno de armazenamento.

"Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna de cota de armazenamento", diz a nota enviada ao Canaltech. Como resultado disso, explica a companhia, "os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período".

Continua após a publicidade

Segundo o painel de status disponibilizado pelo próprio Google, onde é possível verificar a situação atual de todos os apps e ferramentas da empresa, os seguintes serviços apresentaram falhas na manhã desta segunda:

  • Gmail
  • Google Agenda
  • Google Drive
  • Documentos do Google
  • Planilhas do Google
  • Apresentações Google
  • Google Sites
  • Grupos do Google
  • Hangouts clássico
  • Google Chat
  • Google Meet
  • Google Vault
  • Currents
  • Google Forms
  • Google Cloud Search
  • Google Keep
  • Google Tarefas
  • Google Voice
  • Admin Console
  • Google Analytics
  • App Maker
  • Google Maps
  • Blogger
  • Google Sync for Mobile
  • Google Sala de Aula

De acordo com o Google, o erro de autenticação de todos os serviços foi resolvido às 9h32. De fato, conseguimos realizar o login após o horário informado, porém havia uma mensagem de instabilidade em alguns serviços, como o Gmail.

Continua após a publicidade

No momento, todos os aplicativos e ferramentas estão funcionando corretamente, com exceção do Meet. A empresa explica que os usuários afetados conseguem acessar o serviço, mas veem mensagens de erro, latência alta e/ou outro comportamento inesperado.

"Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro", termina a nota.