Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Earth | Como são captadas as imagens em 3D da Terra

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Julho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Google Earth
Reprodução/Google Earth
Tudo sobre Google

A enorme coleção de imagens do Google Earth é composta por imagens de satélite, capturas aéreas, visualizações tridimensionais produzidas por computador e por câmeras terrestres, geralmente equipadas em carros, para o Street View. Os registros nem sempre são feitos no mesmo momento e, nesses casos, são montadas em uma espécie de mosaico.

Quando feitas em satélites ou por aviões, as imagens que compõem o Google Earth são coletadas em datas e horas específicas. Cada quadro que compõe um mosaico de capturas é identificado com a data de coleta, exibida ao passar o mouse por cima da região.

Continua após a publicidade

Os registros, porém, não são feitos por satélites do Google, mas por companhias parceiras que vendem esses registros. Um dos exemplos é a Keyhole, dona do satélite Quickbird, um dos principais fornecedores de imagens para a Gigante das Pesquisas.

A soma de vários registros sobre um mesmo ambiente garante informações adicionais, como o relevo da região — importante para a renderização de relevo e construções 3D. A combinação de diferentes imagens com alta resolução garante detalhes suficientes para compreender a geografia local e produzir as miniaturas por computador.

Contudo, nem sempre as imagens são geradas automaticamente: o Google Earth conta com integração com o SketchUp, software de criação de modelos 3D, para que os próprios usuários montem suas estruturas digitais e enriqueçam o mapa.

Continua após a publicidade

Como são feitas as imagens do Street View

As imagens panorâmicas do Google Street View são capturadas por câmeras especializadas. Normalmente, o registro é feito com um carro da empresa que, de tempos em tempos, circula sobre ruas do mundo inteiro.

Em alguns casos, porém, o registro é feito com humanos — igualmente com equipamento adaptado. Dessa forma, o Google consegue exibir visualizações do Street View de áreas que não estão ao alcance de carros, como trilhas, passarelas, pontes, pontos turísticos ou cavernas.

Continua após a publicidade

Em maio de 2022, o Google apresentou as novas câmeras que utilizará para captar imagens destinadas ao Street View. Agora menor e mais leve, o conjunto de sensores permitirá alcançar áreas ainda mais complexas.

Viajar no tempo com Street View

Além do Google Earth, as visualizações do Street View também podem ser acessadas pelo Google Maps, aplicativo de geolocalização da empresa. Nele, também é possível conferir registros de um mesmo local, mas em diferentes datas, permitindo conferir as transformações daquele ambiente ao longo dos anos.

Essa “viagem no tempo” só chegou aos smartphones em maio deste ano, na atualização que celebrou 15 anos do lançamento do Street View. Quando há mais de uma foto disponível para o mesmo lugar, o app apresenta um carrossel de capturas na parte de baixo da tela.