Publicidade

Google Earth finalmente chega aos navegadores Opera, Firefox e Edge

Por| 27 de Fevereiro de 2020 às 09h35

Link copiado!

Reprodução/Google Earth
Reprodução/Google Earth

Após três anos desde o seu lançamento, o Google Earth, software de mapas em 3D suportado, até então, apenas pelo navegador Chrome, está disponível em sua versão Beta para Web em outros navegadores, como Firefox, Opera e Microsoft Edge. O suporte foi anunciado nesta quinta-feira (27), pelo Google, com o objetivo de “levar o maior número de pessoas a conhecer o mundo”.

O suporte a outros navegadores só foi possível após o Google implementar o WebAssembly, principal padrão aberto para a execução de programas na Web, para escrever o código do programa.

Desde o seu lançamento, em 2017, o app de mapas 3D usava a tecnologia Native Client (NaCi), disponível apenas no Chrome, para escrevê-lo no código C++ de maneira funcional no navegador. O Beta público durou cerca de seis meses, mas o Google afirma que, por ser uma versão de testes, pode não funcionar de maneira totalmente fluida em certos navegadores.

Continua após a publicidade

Notou algum navegador faltando? Pois é, o Safari, navegador padrão da Apple, ainda não ganhou suporte ao Google Earth. Isso acontece porque o Safari suporta o WebAssembly, mas ainda não oferece um suporte completo ao WebGL2, padrão importante para o Earth funcionar corretamente.

Segundo a equipe do Google, em sua postagem oficial, quando a Apple adicionar um “suporte melhor ao WebAssembly”, será possível executar o Earth no Safari.

Continua após a publicidade

Gostou da novidade? Você pode tentar acessar o Google Earth nos navegadores suportados pelo link.

Fonte: Google, The Verge